quinta-feira, 9 de julho de 2009

ARQUIDIOCESE DE MANAUS CONTRA O PORTO DAS LAJES



Nesta manhã (9), o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira reuniu a imprensa para posicionar-se contra a construção do porto das lajes nas mediações do Encontro das Águas, na zona leste da capital do Amazonas. O arcebispo de Manaus concedeu entrevista em frente à catedral do Amazonas assessorado pelos religiosos e agentes responsáveis pelas atividades pastorais da arquidiocese. Na oportunidade Dom Luiz convocou as organizações e movimento sociais a participarem do IV Mutirão em defesa da Amazônia, que inicia nesta sexta-feira às 18 horas na Colônia Antonio Aleixo, estendendo-se até ao sábado com o encerramento na Ponta das Lajes às 17 horas, no mirante do Encontro das Águas, onde os religiosos irão celebrar uma missa campal com a participação de lideranças sociais, políticas e sindicais.

O comunicado do Arcebispo foi feito por escrito, manifestando “as posições oficiais da Arquidiocese de Manaus”. No comunicado Dom Luiz é categórico em afirmar: “quando se implanta um projeto de porte em nossa região, devem-se tomar todas as providências para evitar danos irreversíveis à natureza, devem-se levar em consideração os habitantes e tenha-se a maior transparência nos propósitos e nas ações”.

Quanto à pretensa construção do porto das Lajes, o arcebispo reafirma a imprensa o posicionamento dos agentes pastorais da igreja, que desde ano passado vem lutando contra esse monstrengo. Assim sendo, Dom Luiz pedi “respeito ao meio ambiente do encontro das águas, certeza da não poluição ou estrago do Lago do Aleixo e amplo esclarecimento ao povo”, deixando claro, o arcebispo, que a luta em defesa da Amazônia é contra os interesses privados de grupos e empresas nacionais e internacionais, devendo ser resguardado “à família de Petrônio e Iclé Pinheiro bem como as filhas e os filhos”, que fazem parte da trama dos negócios do empreendimento do porto, representando interesses contrários ao patrimônio público do Amazonas.

Finalmente, Dom Luiz Soares Vieira encerra a leitura do comunicado da arquidiocese, separando o joio do trigo, quando declara que: “a arquidiocese de Manaus não é contra a construção do Porto das Lages mas que seja realizada após estudos profundos e em lugar adequado”, conclui.

A entrevista contou com a presença dos lideres comunitários do Lago do Aleixo, pesquisadores, representação política dos partidos que apóiam a luta contra a construção do porto das lajes. Todos, nesse momento, explica padre Orlando Barbosa, religioso da Colônia Antonio Aleixo, estamos unidos e mobilizados para garantir a realização das Audiências Públicas nos termos do que prescreve a Resolução 009/87 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Só sei que: “Com a força do povo do amazonas e a vontade de Deus, esse projeto deverá ser esquecido para o bem da nossa gente”.

Nenhum comentário: