sexta-feira, 17 de julho de 2009

ENCONTRO DAS ÁGUAS PODE VIRAR ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB) quer transformar a área de confluência dos rios Negro e Solimões, o Encontro das Águas, em Área de Proteção Ambiental (APA) Encontro das Águas. Segundo a proposta, a nova unidade de conservação ficará próxima à cidade de Manaus (AM), e será administrada pelo Poder Executivo federal.

A autora argumenta que o encontro dos dois rios é um fenômeno ímpar, que se estende por 18km sem que as águas do Rio Negro, escuras, e as do Rio Solimões, barrentas, se misturem.

Além da relevância ecológica, segundo a parlamentar, a proposta tem como objetivo "proteger um símbolo do estado do Amazonas, que deve ser transmitido às futuras gerações".

Zoneamento

Pela proposta, a partir de um centro geográfico, deve ser definida a APA por zoneamento ecológico-econômico específico. Uma APA pode conter terras privadas e ter, até mesmo, atividades econômicas, mas qualquer degradação ambiental é vedada. Com o projeto, a deputada espera fomentar a criação de Reservas Particulares do

Patrimônio Natural (RPPN) nos imóveis hoje existentes no local.
Entre outras restrições, a proposta proíbe atividades industriais e a ocupação urbana, assim como a abertura de estradas e a agricultura que utilize produtos químicos.

Atualmente há uma disputa na região para a construção do terminal portuário de grande porte, o Porto das Lajes, que ficaria inserido dentro do encontro das águas, mas fora de unidades de conservação já existentes no local.


Fonte: Blog do Augusto Banega

Nenhum comentário: