terça-feira, 21 de julho de 2009

NA TERRA DE AJURICABA: SUSTENTABILIDADE EM DEBATE



No dia 20 de julho, inagurou-se na TV UFAM, canal 7, à cabo, o primeiro programa Na Terra de Ajuricaba, que contou com a presença do entrevistado Evandro Carreira, e como os debatedores o líder sindical e militante do PSOL Elson Melo, do professor e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas Neliton Marques, e do professor e antropólogo Ademir Ramos como Mediador.

O programa teve como foco a obra O Recado Amazônico, de autoria do Senador Evandro Carreira, e da contribuição da mesma no que tange as formas de conservação da Amazônia. Carreira afirmou categoricamente que falta doutores e sobretudo bom senso no Amazonas; afiançou, conforme estava em seu livro, da necessidade da exploração da várzea na forma de cooperativas de famílias e de trabalhadores como forma correta de exploração sem depredar os recursos. Também alertou para o fato de que com o continuo desmatamento da floresta a ONU poderia internacionalzar a Amazônia. Ainda segundo o senador, a Amazônia é uma das maiores lições socialistas para o mundo.

O líder sindical e militante do PSOL, Elson Melo, fez interessantes intervenções sobre a condição do trabalhador na Amazônia e comparou com situação vivida pelas tribos indígenas no período pré-colombiano; época em que trabalhavam apenas quatro horas e ainda geravam excedente para o comércio, enquanto que no presente século os trabalhadores tem uma jornada de oito, dez ou até dezesseis horas diárias, não produzem nada e ainda tem uma péssima qualidade de vida. O líder sindical ainda fez um alerta contra a expansão da criação de búfalos na Amazônia, o que tem causado uma devastação enorme no ecossistema da várzea.

Já o professor Nelinton Marques, usando sua larga experiência como pesquisador, lamentou a falta de estrutura para a pesquisa na Amazônia e do numero pequeno de doutores, o menor do Brasil (cerca de 3.000), que exercem seu trabalho em terras setentrionais. Também afirmara da necessidade de se dialogar com todos as segmentos da sociedade civil para criar um programa de conservação realmente eficiente.

O professor Ademir Ramos conduziu o programa tecendo considerações a respeito da falta de agenda política no que diz respeito á conservação do meio ambiente amazônico, refletindo-se na falta de compromisso dos pesquisadores com as questões políticas da região.

O primeiro programa da Na Terra de Ajuricaba terá varias reprises durante a programação da TV UFAM.

O próximo programa será no dia 23 de julho, ao vivo, a partir das 19 horas, cujo entrevistado será o Doutor Adalberto Luiz Val membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).


Lembramos aos nosso leitores que será possivel fazer perguntas ao vivo através do e-mail: ncpamz@gmail.com ou pelo twitter: ncpam.

Vale lembrar que esta série de programas são uma preparação para um grande seminário sobre o Ecossocialismo a ser realizado no CAUA no dia 24 de Setembro. (clique aqui para saber mais)

Nenhum comentário: