segunda-feira, 13 de julho de 2009

EM DEFESA DA AMAZÔNIA: CONTRA O PORTO DAS LAJES



O IV mutirão em defesa da nossa Amazônia contou com a participação de lideranças políticas, comunitárias, estudantes, pesquisadores, religiosos e agentes das pastorais da arquidiocese de Manaus. O seminário iniciou às 18h do dia 10 (sexta-feira) e encerrou às 18h do dia seguinte, quando se discutiu os seguintes eixos temáticos: água como um bem comum, direito de todos(as); adutora e abastecimento de água na zona norte e leste e as análises do EIA/RIMA do projeto do Porto das Lajes.



Os participantes discutiram amplamente as temáticas em foco e se posicionaram contra qualquer tentativa de privatização dos recursos ambientais tais como – o Encontro das Águas e os demais recursos hídricos da nossa Amazônia. Para as lideranças participantes do IV Mutirão os recursos ambientais e, em particular o Encontro das Águas, não está à venda e por isso não tem preço.

Momento de celebração na Ponta das Lajes, quando todos se confraternizavam, posicionando-se contra a construção do projeto bizarro de construção do Porto das Lajes em nome de uma racionalidade predadora, que objetiva destruir coisas belas. A insustentabilidade do projeto é comprovada frente ao valor histórico, ambiental e afetivo, o que muito significa para o povo do Amazonas.

Nenhum comentário: