segunda-feira, 13 de julho de 2009

AMAZÔNIA É O GRANDE TEMA DA SBPC DESSE ANO

Cientistas, estudantes e pesquisadores do Brasil e dos países da bacia amazônica, juntamente com as agências de pesquisa local, iniciam hoje em Manaus o maior evento científico do país. Para esse fim foram destinados mais de R$ 2 milhões para a organização da 61ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até o dia 17 de julho (sexta-feira) no campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O tema da SBPC desse ano é “Amazônia: Ciência e Cultura”, a reunião acontece pela primeira vez na capital do Amazonas e deverá receber mais de 10 mil participantes. Na programação científica, serão realizadas 160 atividades, entre conferências, mesas-redondas, simpósios, grupos de trabalho e encontros. O foco principal das discussões será os desafios para a promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A 61ª Reunião da SBPC contará ainda com eventos paralelos, como a SBPC Jovem, destinada a atividades de iniciação científica; a SBPC Cultural, com a apresentação de atrações regionais; e a ExpoT&C, uma exposição de realizações em ciência, tecnologia e inovação, desenvolvidas por universidades, institutos de pesquisa, empresas incubadoras e iniciativa privada.

A organização da SBPC em Manaus conta com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), a UFAM, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT).

Abaixo Assinado



Dos eventos paralelos e das discussões alternativas, o movimento “S.O.S. Encontro das Águas”, que se posiciona contra o projeto de construção do Porto das Lajes participa da SBPC, expondo os fatos que justificam a insustentabilidade desse projeto da empresa Log-In Logística Intermodal S/A, mobilizando os participantes a se posicionarem contra o empreendimento, assinando o manifesto abaixo aprovado no IV Mutirão em Defesa da Amazônia.

Nós, Conselho Gestor Socioambiental da Colônia Antônio Aleixo e Bela Vista, S.O.S. Encontro das Águas movimento ambiental e indígena, pastorais sociais, representações da Universidade Federal do Amazonas, da Universidade Estadual do Amazonas, representações políticas da Câmara Federal, Municipal e da Assembléia Legislativa do Estado, reunidos, na Colônia Antonio Aleixo, na zona leste de Manaus, nos dias 10 e 11 de julho para participar do IV Mutirão pela Amazônia, nos manifestamos a respeito das lutas socioambientais para garantir o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, pautando as discussões em três eixos de trabalho – Água como um bem comum, direito de todos (as); adutora e abastecimento de água zona norte e leste; porto das lajes e seus impactos sociais e ambientais.

Considerando as estratégias de privatização movidas pelo governo em favor das grandes empresas, em detrimento do bem comum;

Considerando a água como líquido precioso e essencial a toda forma de vida;

Considerando que o Encontro das Águas é um patrimônio natural e histórico do povo do Amazonas e da humanidade.

Manifestamo-nos:

•Contra qualquer tentativa de privatização dos bens comuns, como os recursos ambientais, rios, lagos e seus afluentes;

•Contra a não transparência dos projetos socioambientais de governo;

•Contra a insustentabilidade do projeto de construção do Porto das Lajes, contrariando normas e princípios constitucionais.

Assim sendo, somos a favor da ampla participação das organizações sociais no processo de criação e gestão das políticas públicas relacionadas à utilização dos recursos ambientais, em respeito à autonomia das comunidades e seus processos próprios de gestão socioambiental.

Consciente do nosso dever constitucional, de preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações, é contrários a construção do porto das lajes nas mediações do Encontro das Águas por julgá-lo ambiental, social e economicamente insustentável.

Frente às ameaças clamamos aos governantes para que respeitem a conservação do nosso meio ambiente amazônico, recusando a participar de qualquer negociação para privatizar esse símbolo de identidade do povo do Amazonas.

Da mesma forma, apelamos à sociedade civil e aos homens de bem, que se manifestem contra a construção do Porto das Lajes, participando das Audiências Públicas para barrar uma vez por toda a construção desse Porto e as tentativas de privatizar o patrimônio público do povo do Amazonas.

Aos cientistas, pesquisadores e participantes da 61ª Reunião Anual da SBPC, informamos sobre os fatos para que se manifestem contrários ao projeto da empresa Log-In Logística Intermodal, que pretende construir um Porto na confluência do nosso Encontro das Águas.

Manifestações

O movimento “S.O.S. Encontro das Águas” agrega sua participação na SBPC, expondo os Banners no hall do Instituto de Ciência Humanas e Letras, promovendo debates e discussões referente aos Estudos de Impacto e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do projeto Porto das Lajes, contando com a participação dos comunitários do Lago do Aleixo, de especialistas em diversas áreas de estudos e da frente parlamentar coordenada pelo Deputado Federal Praciano (PT/AM).

Para o Deputado petista “o Encontro das Águas não tem preço e não está à venda, por isso devemos barrar todo e qualquer projeto que venha ameaçar as formas de vida desse ecossistema, que é patrimônio do povo do Amazonas”.

O NCPAM que integra o movimento “S.O.S. Encontro das Águas” articulou suas ações na SBPC junto ao stand da Editora da UFAM, participando efetivamente das discussões e recolhendo as assinaturas para o Abaixo Assinado a ser apresentado nas Audiências Públicas contra a construção do Porto das Lajes.

Para ver a programação da SBPC clique aqui.

Nenhum comentário: