quinta-feira, 30 de julho de 2009

O GOVERNADOR NA TRAMA DO PORTO DAS LAJES



Foto: Ao lado do ministro Marco Vilaça (à dir.), o governador Eduardo Braga anuncia a construção do Porto das Lajes.

Manaus (Portal do Governo, 4 de março de 2008): O governador Eduardo Braga (PMDB) recebeu no início da noite da sexta-feira, 29/02, os diretores da Juma Participações (Petrônio Pinheiro Filho) e da Log-In Logística Intermodal (Cláudio Loureiro), que anunciaram a soma de esforços para a construção de um novo terminal privado de cargas em Manaus, na região das Lajes, investimento no valor de R$ 210 milhões. O complexo contará com um pátio com mais de 100 mil metros quadrados de área construída e um porto flutuante que deverá ser inaugurado no início de 2011.


Ao lado do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Marco Vilaça, de passagem por Manaus, Braga aproveitou o encontro para revelar que o Governo do Amazonas também está trabalhando para viabilizar investimentos no setor de transporte aéreo de carga.

Braga não deu detalhes dos projetos que estão em fase final de elaboração e têm por objetivo tornar o Pólo Industrial de Manaus ainda mais atrativo aos investimentos, mas lembrou que 2008 vai ser o ano da logística no Amazonas.

“Agradeço as duas empresas, porque os investimentos trazem mais competitividade ao Pólo Industrial de Manaus ao mesmo tempo em que evidenciam aos investidores da indústria que estamos nos modernizando e crescendo para sermos cada vez mais competitivos no mercado global”, disse Braga, destacando a importância do empreendimento à região, porque acopla duas empresas, uma regional e outra nacional, com a experiência da Vale do Rio Doce, que tem know how com o transporte de grandes volumes.

ARTICULAÇÕES INTERNACIONAIS COM OS CARTOLAS

Nápoles (Corriere Del Mezzogiorno, 8 de abril de 2008): Eduardo Braga, governador do Amazonas, quer "pegar" o interporto e o Vulcão Bom de Renzo Piano para reconstruí-lo, em escala ainda mais gigantesca, em Manaus, capital do seu estado, no centro da maior bacia fluvial do mundo, onde se encontra o Rio negro e Solimões dando vida ao lendário Rio Amazonas. É um projeto de extraordinária ousadia, mas, com certeza, possível. Eduardo Braga, acompanhado por Virgilio Vianna, presidente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), chegará amanhã em Nápoles, na Itália, depois de uma pequena parada em Milão, para visitar a implantações de Nola e encontrar Gianni Punzo para vender a idéia e, possivelmente, envolvê-lo no processo de construção do empreendimento.

EST MODUS IN REBUS: FALA GOVERNADOR

MANAUS (NCPAM, 28 de julho de 2009): Nós temos nos recusado acreditar nessa trama quando discutimos a pretensa construção do Porto das Lajes, nas mediações do Encontro das Águas e na proximidade da Tomada de Água da Zona Leste. Mas, o fato que nos causa espécie é o silêncio do Governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB) quanto à importância da matéria. Embora, seus interlocutores aleguem se tratar de um projeto privado e de matéria legal a ser apreciada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), fugindo da alçada do governador.

Não nos convence porque o governador enquanto direção moral e política do Estado deve necessariamente conhecer o projeto e redimensionar seus investimentos na perspectiva de equacionar o empreendimento de acordo com a racionalidade ambiental afeito a sustentabilidade relativo à política estadual sobre mudanças climáticas, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável do Amazonas.

Nenhum comentário: