quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CARTA ABERTA DE MARCOS TERENA PELO DIREITO DOS POVOS INDÍGENAS


Hoje diversas etnias indígenas que estavam de plantão na sede da FUNAI em Brasília saíram do prédio. Algumas delegações decidiram voltar prá suas aldeias e outras decidiram ficar para continuar na busca de uma audiência com o Presidente Lula.

Tudo surgiu devido a um Decreto Presidencial feito de forma antidemocrático e sem qualquer respeito aos direitos indígenas como a consulta prévia, livre e informada, recomendado pela ética que deve prevalecer entre a humanidade e pela Declaração da ONU sobre os Direitos Indígenas.

Não sabemos o que vai acontecer no amanhã, mas certamente senão forem ouvidos ou recebidos pelo Presidente do Brasil, os Povos Indígenas perceberão mais uma vez, que o homem branco e as autoridades só ouvem o índio se tratados como vítimas ou pobres, pois não aprendeu ainda, a se postar com dignidade e respeito perante as primeiras nações.

Afirmar o direito indígena e sua identidade é um direito universal, falar e ser ouvido é base das grandes democracias mesmo falando linguas e tendo costumes diferentes.

O mundo do homem branco é um universo. O mundo indígena é uma cosmovisão. O governo nacional é uma democracia que busca o voto do índio, mas não lhes dá voz!

M. MARCOS TERENA Cátedra Indigena - CII - Miembro Memorial dos Povos Indigenas - Director http://marcosterena.blogspot.com www.intertribal.org.br

Nenhum comentário: