
Hoje diversas etnias indígenas que estavam de plantão na sede da FUNAI em Brasília saíram do prédio. Algumas delegações decidiram voltar prá suas aldeias e outras decidiram ficar para continuar na busca de uma audiência com o Presidente Lula.
Tudo surgiu devido a um Decreto Presidencial feito de forma antidemocrático e sem qualquer respeito aos direitos indígenas como a consulta prévia, livre e informada, recomendado pela ética que deve prevalecer entre a humanidade e pela Declaração da ONU sobre os Direitos Indígenas.
Não sabemos o que vai acontecer no amanhã, mas certamente senão forem ouvidos ou recebidos pelo Presidente do Brasil, os Povos Indígenas perceberão mais uma vez, que o homem branco e as autoridades só ouvem o índio se tratados como vítimas ou pobres, pois não aprendeu ainda, a se postar com dignidade e respeito perante as primeiras nações.
Afirmar o direito indígena e sua identidade é um direito universal, falar e ser ouvido é base das grandes democracias mesmo falando linguas e tendo costumes diferentes.
O mundo do homem branco é um universo. O mundo indígena é uma cosmovisão. O governo nacional é uma democracia que busca o voto do índio, mas não lhes dá voz!
M. MARCOS TERENA Cátedra Indigena - CII - Miembro Memorial dos Povos Indigenas - Director http://marcosterena.blogspot.com www.intertribal.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário