segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

S.O.S ENCONTRO DAS ÁGUAS PARTICIPA DÓ FÓRUM NACIONAL DO NOVO PLANO NACIONAL DOS PORTOS

Um dos mais laureados articulistas da política brasileira, Luis Nassif, resolveu verticalizar a discussão sobre o novo Plano Nacional dos Portos, envolvendo todos os interessados num amplo debate em forma de Fórum Nacional. Servirá de base, segundo ele, para o Brasilianas.org programa de discussão de políticas públicas que o articulista premiado fará na TV Brasil.

Partes interessadas prestem bem atenção: comecem a preparar seus argumentos e a enviar para o Blog e o Portal Luís Nassif. A discussão servirá também para analisar a eficiências das associações e das assessorias envolvidas com o tema. No final dos debates faremos um ranking das associações e assessorias mais eficientes (que enviarem mais prontamente suas posições, trabalhos sobre o tema e participação nos debates).

Pontos a serem abordados, segundo Nassif:

Sistema Portuário

Objetivos

• Ojetivo maior: Aumento da oferta e barateamento dos custos.• Precauções: Manter o equilíbrio econômico-financeiro com menor tarifa.

Situação atual

• Importância do transporte marítimo, de cabotagem e fluvial.• Agentes do sistema atual: quem são e como opera a autoridade portuária.• Cinco principais queixas sobre o modelo atual.

Estrutura atual

• Tipos de portos por carga.• Terminal próprio e terminal público: vantagens e desvantagens de cada tipo.

Plano Nacional dos Portos

• Principais pontos do Plano• Regulação x concorrência: o equilíbrio entre permitir a competição ou preservar os operadores atuais. Burocratização x investimento: os atrasos para a liberação de licenças. Montar quadro: o Porque o plano é bom: cinco argumentos. o Porque o plano é ruim: cinco argumentos.

Empresários acusam o plano de burocratizar as concessões, atrasar os investimentos, conferir poder excessivo à Secretaria Nacional dos Portos.

Em sua defesa, a Secretaria alega a necessidade de impedir a concorrência predatória.

Clique aqui para a página do Portal Luís Nassif, para colocar trabalhos e vídeos.

Clique aqui para matérias já publicadas sobre o tema. Clique aqui para os vídeos do worksop.

No Amazonas - O Movimento S.O.S contra o Porto das Lajes irá participar intensamente dessa discussão e constribuir para ampliar o debate e sensibilizar os brasileiros e demais cidadãos do mundo a repudiaram essa iniciativa da Vale por meio da Log-In Logística Intermodal S/A que, com o aval do governo do Estado, Eduardo Braga (PMDB), insistem em levar a frente a construção de um Porto Privado nas imediações do Encontro das Águas, projeto que é prejudical para o meio ambiente e a qualidade de vida do povo da Colônia Antonio Aleixo e seus arredores, que vivem e moram na Zona Leste de Manaus. Todos (as) estão convocados a participarem desse Fórum é mais um instrumento que temos para ecoar a nossa voz em defesa do nosso patrimônio, que é o monumental Encontro das Águas, onde inicia o rio Amazonas em terras brasileiras. Outras informações conferir http://midiaindependente.org/pt/blue//2009/02/441456.shtml e na página do NCPAM.

Nenhum comentário: