quinta-feira, 18 de março de 2010

A FOTO E A PESQUISA DOS JAPONESES NO ENCONTRO DAS ÁGUAS

A foto em tela é de Soichi Noguchi, astronauta da Jaxa, empresa japonesa equivalente a Nasa. O astronauta fotógrafo integra atualmente a tripulação da ISS, a estação espacial internacional. Noguchi é assíduo fotógrafo da paisagem terrestre e compartilha com os internautas estas emoções por meio do twitter. Nesta segunda-feira (15), ele postou para o mundo ver a imagem do Encontro das Águas, onde se abraçam os rios Negro e Solimões, em formação ao magnífico Rio Amazonas, nas imediações da Zona Leste de Manaus.

Informa-se também que se não fosse os japoneses está região do Amazona fotografada pelo astronauta Noguchi estaria muito mais ainda depredada. Pois, foram eles por meio da Soka Gakkai Internacional (SGI), na década de 90, que criaram o Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas (CEPEAM) com firme propósito de contribuir na solução dos desafios ambientais, bem como para a conservação e preservação dos ecossistemas Amazônicos, em particular os que circundam o belíssimo Encontro das Águas.

O inicio dos trabalhos do CEPEAM datam de 1993, com assinatura de um convênio de Cooperação Técnica Científica com a Universidade Soka do Japão e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia do Amazonas, atualmente extinta. Em reconhecimento a suas ações, o IBAMA através da portaria 049/95, de 12 de julho de 1995, credenciou a área do CEPEAM como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). E no ano de 2001 esta área foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional (IPHAN) como Sítio Arqueológico Daisaku Ikeda integrando-a a um seleto grupo de Unidade de Conservação reconhecida e protegida pelo Poder Público.

No sábado (13), O Movimento S.O.S. Encontro das Águas esteve no CPEAM, promovendo mais uma reunião de trabalho, quando se definiu novas estratégias contra a construção do Porto das Lajes em suas diversas frentes - jurídica, popular, mídia e política. O lugar é agradabilíssimo, possibilitando aos visitantes e amantes da natureza (foto) uma visão panorâmica do Encontro das Águas enquanto ícone identitário do povo do Amazonas. Maravilha que deve ser preservada para a presente e futuras gerações.

Nenhum comentário: