sexta-feira, 19 de março de 2010

TESTEMUNHO A FAVOR DO TOMBAMENTO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS

Prezados colegas do S.O.S. Encontro das Águas,

Saúdo a todos com intensa alegria e admiração pelo esforço tenaz e conjunto em defesa do Encontro das Águas e contra a insensatez do projeto Porto das Lajes. De maneira discreta, mas muito atenta, venho acompanhando as ações aguerridas que vem sendo realizadas por esse Movimento e gostaria de me revelar como um simpatizante das causas defendidas.

Entendo que para qualquer cidadão minimamente informado e sensível, a instalação de um empreendimento dessa natureza num lugar extraordinariamente belo como o Encontro das Águas é no mínimo um ato de usura, insensatez e arrogância.

Em certo momento, atuando profissionalmente, como analista do EIA-RIMA desse projeto, me posicionei contra ele, por entender que esse documento continha falhas e lacunas fragorosas, a começar pela metodologia de coleta de dados ambientais e sócio-econômicos e pelo fato de nele não constar uma frase sequer a respeito da beleza e importância estratégica do Encontro das águas para a sociedade amazonense, como um todo, nem uma proposição alternativa para sua localização ao longo de um rio tão extenso como o Amazonas. O foco das questões parece ter ficado restrito ao bairro do Aleixo, o que me parece também uma grande falha dos estudos de impacto ambiental sobre a obra.

Para atuar ao lado de vocês, de maneira mais objetiva, resolvi dar meu testemunho sobre esse empreendimento através de um texto que acabo de escrever (PROJETO PORTO DAS LAJES - CRIME LESA-AMAZÔNIA) e gostaria que fosse do conhecimento de todos e também que fosse publicado, coincidindo com o ato programado pelo S.O.S. para o Mirante do Encontro das Águas.

Embora de maneira modesta, espero estar contribuindo de alguma forma com o heróico esforço desse simpático Movimento[...]. Abraço grande e boa sorte a todos.

Cordialmente,

Geraldo Mendes dos Santos
Biólogo-Filósofo, pesquisador do INPA

Nenhum comentário: