terça-feira, 2 de março de 2010

O QUE A FUNASA PRETENDE FAZER CONTRA A TUBERCULOSE NO ALTO RIO NEGRO

Um grupo de especialistas em Pneumologia Sanitária está realizando ações de intensificação em investigação da Tuberculose(TB) entre as populações indígenas da abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Alto Rio Negro, município de São Gabriel da Cachoeira – AM. Essa atividade está inserida no conjunto de atividades desenvolvidas pelo grupo técnico assessor da Área Técnica de Controle da Tuberculose do Departamento de Saúde Indígena (Desai), que objetiva contribuir para normatizar as ações de investigação conduzidas pelo grupo no âmbito dos Dsei considerados prioritários para o controle da TB.

O protocolo formulado tem a finalidade de identificar a prevalência de doenças respiratórias, com ênfase na detecção de casos de TB, nas comunidades indígenas brasileiras, e indicar o tratamento mais adequado (quimioterapia ou quimioprofilaxia).

No mês passado, o grupo se reuniu com a Coordenação Técnica e Gestão do Dsei, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação do Programa de Controle da Tuberculose do município para compartilhar o planejamento, cronograma de execução e logística para ação. Essa atividade foi acompanhada e pelo técnico da Coordenação de Operações do Desai, André Luiz Martins.

Posteriormente, a equipe de profissionais da Funasa e da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz– RJ) composta por 3 médicos, 2 enfermeiros, 1 biólogo, 1 técnico em Radiologia e 1 técnico em enfermagem se deslocou para a região do Polo Base de Iauareté, onde permaneceram até 07 de março. Nesta região vivem cerca de 4.000 indígenas das etnias Tukano, Dessano, Hupda, Wanano, Yo-Hupda, Piratapuia e Cubeo.

Em área indígena serão realizadas reuniões prévias com lideranças e agentes indígenas de saúde; entrevistas com pessoas portadoras de sintomas respiratórios; avaliação clínica e epidemiológica; aplicação e leitura de teste tuberculínico (PPD); coleta, esfregaço, preparação de lâminas, e semeadura de escarro em meio de cultura; realização e leitura de radiografias de tórax; além de realizar treinamento supervisionado em serviço com as equipes multiprofissionais de saúde do Dsei.

O Dsei Alto Rio Negro, unidade sanitária vinculada à Coordenação Regional da Funasa no Amazonas (Core/AM), com sede no município de São Gabriel da Cachoeira – AM é responsável pela execução dos serviços de atenção à saúde à 29.029 indígenas de 23 etnias diferentes.
Fonte: Funasa

Nenhum comentário: