domingo, 14 de março de 2010

A CARTA AO GOVERNADOR E OS INTERNAUTAS CONTRA O PORTO DAS LAJES

REDNET: As enquetes, a participação dos internautas nas discussões sobre o Tombamento do Encontro das Águas e, ao mesmo tempo, contrários a construção do Porto das Lajes nos arredores desse fenômeno natural consagrado por sua beleza cênica e por seu valor simbólico como uma das maravilhas da humanidade sob o usufruto do povo do Amazonas, muito tem dito o quanto os manauaras cultuam esse bem e querem protegê-lo dos males que no presente ameaça. Nossa estratégia é mensurar na mídia eletrônica por meio dos blogs mais populares, em particular, o blogdoholanda, a aceitação ou não do empreendimento em discussão que tem o referendo da empresa Lajes Logística S/A. Por sinal, pergunta-se aos brasileiros do Amazonas se sabem o endereço dessa empresa? Quem são os seus prepostos e sócios e por que o governador Eduardo Braga (PMDB) comporta-se como o macaco hilário que nada sabe, não vê e não ouve? - É nesse contexto que o professor Tenório Telles, consciente de seu dever cidadão e enquanto intelectual engajado de nossa sociedade manifesta sua indignação apelando ao Governador do Amazonas, Eduardo Braga, enquanto catalisador da representatividade popular, para que participe efetivamente dando um basta na pretensão dos aventureiros que ameaçam a integridade do nosso patrimônio. Pois, em sua Carta ao Governador do Estado, com ampla divulgação no Jornal a Crítica (13) e nos Blogs de Manaus, o professor Tenório Telles afirma que: O Encontro das Águas e seu entorno é uma das áreas mais belas e simbólicas de nosso Estado. É um patrimônio natural de nossa gente e um fator expressivo de nossa identidade. Trata-se de uma obra (Porto das Lajes) que está na contracorrente do debate sobre a importância da preservação do meio ambiente, e o senhor é um governante compromissado com essa causa. Um porto pode ser construído em qualquer lugar, mas o que fizermos com o Encontro das Águas será irreversível e seremos cobrados por isso.

Confira abaixo a participação dos internautas referente à Carta Aberta ao Governador Eduardo Braga assinada pelo professor Tenório Telles.


Afonso Teles: Dúvida e expectativa - Será que o governador também está envolvido nessa trama? Os homens de bem do Amazonas não podem aceitar de jeito nenhum. Mas, o apelo do imortal oferece uma boa oportunidade para que o governador Eduardo Braga (PMDB) venha à pública explicar o golpe desses oportunistas travestido de empresários que prometem, prometem e depois batem em retirada deixando só os danos para o povo do Amazonas.

Bruna Fernanda : Papo Furado - Nada de braços cruzados esperando que ocorra o que sempre ocorre: descaso. Se fala tanto em progresso e Amazônia sustentável... mas, infelizmente, o que vemos é isso SÓ SE FALA muitos ambientalistas de mesa apenas, ou então oportunistas que quer apenas se projetar na mídia e usam o nome da Amazônia pra isso! E isso é uma pena! Espero que o governador do estado de fato faça a sua parte fazendo valer os votos conscientes que lhe foi atribuído durante todos esses anos. O que não podemos é permitir é que esse projeto RIDÍCULO ganhe voz, pois só visa o bem estar deles... Tudo tem seus dois lados, porém uma balança como essa é clara: Desequilíbrio total o que nos levará a ver quem está com a razão.Tenho dito.

FRANÇOIS AQUINO: Desesperançado - O Amazonas está se tornando um lugar ridículo como o Pará, onde o Jader Barbalho é o dono de TV, do jornal e da rádio... O Prosamim, carinhosamente conhecido como "pinicão", é um esgoto aberto no meio da cidade. O Amazonas é a quarta economia do Brasil e esse governador fajuta não fez nada de relevante pelo meio ambiente. Professor Tenório peça a Papai Noel que é mais fácil de ser atendido.

LUIZ: Indignação: Se o Eduardo Braga é ambientalista eu sou o Papai Noel. Vá se catar.

JOE: Até tu Brutus? - Tenório eleitor do Eduardo Braga, e eu que pensava apenas que o povo mais ignorante tinha votado nesse homem que se transformou no político a mais, que o Amazonas já teve. Realmente o Amazonas é um Estado DECADENTE onde somente muita educação o salvará desse triste estado de abandono e desespero. Parabéns nobre professor, poeta, editor, membro da Academia Amazonense de Letras e articulista de a Crítica de Manaus. Parabéns ao povo do Amazonas pela sua ignorância política.

PEDRO DA SILVA. O Símbolo do Amazonas - Sou paulistano e vivo em Manaus já faz alguns anos, mas lembro bem claro como referência na educação dos Rios Negro e Solimões e o encontro das águas. Quando qualquer pessoa vem visitar Manaus levo sempre no encontro das águas e as pessoas ficam fascinadas. Destruir isso é destruir o símbolo do Amazonas.

HENRIQUE LITAIFF: O Desejo dos Amazonenses - Apoiado professor. Espero que Eduardo Braga leia essa carta e principalmente compreenda que esses são os desejos acredito, de grande parcela dos Amazonenses uma ótima chance de ele justificar essa ponte que leva ao nada, Iranduba e Manacapuru estão aptas agora. Que saudade de uma Universidade com seus alunos éticos em prol de um ideal, isso vem comprovar que a maioria não é amazonense mesmo é tudo de fora, VERGONHA, MUITA VERGONHA DE SER AMAZONENSE.

ALFREDO COSTA LIMA JR: Lugar Sagrado - Fico imaginando o que faria 100 ou 200 anos atrás os "empreendedores" que tiveram essas idéias de... de construir um porto, em pleno século XXI, num local que deveria ser sagrado aos amazonenses.

EDUARDO R FURTADO: Apoio - Concordo e apoio a carta do Professor.

OBSERVADOR: Que Vergonha! - Ele tem parte na sociedade, infelizmente, então o porto deve sair de qualquer jeito tai a briga pela porto privatizado de Manaus, que o mesmo queria porque queria ter em suas mãos pra fim particular. FRANÇOIS, não se iluda, pois a única coisa que o mesmo fez pela preservação do meio ambiente foi criar e dar um vale de R$ 50,00, pro interiorano não desmatar e olhe isso em QUASE 8 OITO ANOS! Aí TU VENS DIZER QUE O CARA É AMBIENTALISTA! FAZ FAVOR HOLANDA.

PAULO BATISTA: Para outro lugar - Lendo esse apelo, lembrei de uma reportagem realizada no Fantástico, onde se falava dos grandes empreendimentos que poderiam mudar as características naturais dos cartões postais das cidades pesquisadas. Lembro que a maioria dos entrevistados era contra esse tipo de construção, por entenderem que elas mesmo trazendo em curto prazo, vantagens como geração de empregos, desenvolvimento e distribuição de renda, não traria beneficio em longo prazo. Esse tipo de empreendimento deve ser afastado de nossa terra, pois pensam só no agora, só no lucro gerado em curto prazo. Pensem que qual empresa gostaria de ter seu nome vinculado ao empreendimento que acabasse com a vista deslumbrante do encontro das águas em Manaus? Ou por exemplo na construção de um hotel de duas torres altíssima que acabasse com a vista do Pão-de-Açúcar no Rio de Janeiro? Esse tipo de empreendimento só é patrocinado por empresas que não tem comprometimento com o meio ambiente, com a população local e nem ética, pois somente visam o lucro, não importa o meio como vão chegar a esse resultado. Governador você sua equipe vão propor um lugar melhor para a construção desse empreendimento, e acredito que você já tenha esse lugar. Cacau-Pirera, Iranduba, Manacapuru... entre outras cidades da Região Metropolitana podem disputar esse empreendimento. Estamos devendo um empreendimento desse porte para ajudar essas cidades que fazem fronteira com Manaus, e com a ponte pronta teremos como transportar todas essas mercadorias e desenvolver mão-de-obra local. Até a próxima.

FRANÇOIS HARB FILHO: Otimista - Professor Tenório, apesar de não conhecer o novo projeto do Porto de Manaus, manifesto apoio à sua carta, por saber da boa índole, da nobreza, da capacidade intelectual e da sabedoria que norteiam a sua pessoa. Espero que o Governador Eduardo Braga, que se projetou internacionalmente por ser um grande defensor do meio ambiente, revisará, com certeza, tal projeto.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu sou contra o tombamento.
Sou a favor do porto.
Reconheço que o porto vai causar impactos no lago do Aleixo, mas para isso existem medidas compensatórias, que certamente serão capazes de garantir a atividade e a sobrevivencia dos poucos pescadores daquela comunidade.
É preciso acabar com essa visão obtusa de que qualquer projeto de grande porte é nocivo.
O Portod as Lajes é um pequeno porto, menor que o porto Chibatão, uma aberração que destruiu a colonia Oliveira Machado, e muito menor que o Porto dos De Carli.
Quem conhece o projeto sabe que que em nada afetará o Encontro das Águas, que fica inclusive a montante do Porto.
Basta ver a foto que está no blog do NCPAM, mostra o local do porto.... e cadê o Encontro das Aguas?

Unknown disse...

Até agora estávamos Desatentos a Essa Questão no Amazonas, mas com a A CARTA ao governador divulgada ontem, e a Campanha Feita No ORKUT, TWITTER e SONICO ontem, com certeza vamos vencer a Enquete e Levar essa Mobilização Online para as Ruas, em defesa do Encontro das Aguas e da Região de Lajes!