terça-feira, 16 de março de 2010

A MAIORIA É CONTRA O PORTO NO ENCONTRO DAS ÁGUAS

NÃO PERMITA, GOVERNADOR, QUE O NOVO PORTO DE MANAUS SEJA CONSTRUÍDO NAS LAJES. O ENCONTRO DAS ÁGUAS E SEU ENTORNO É UMA DAS ÁREAS MAIS BELAS E SIMBÓLICAS DE NOSSO ESTADO. É UM PATRIMÔNIO NATURAL DE NOSSA GENTE E UM FATOR EXPRESSIVO DE NOSSA IDENTIDADE.
Tenório Telles

REDNET: A Carta Aberta ao Governador Eduardo Braga, de autoria do professor Tenório Telles publicada em a Crítica (13) e postada no Blogdoholanda, do Rogélio Casado e do NCPAM vem resultando em posicionamento contra a construção do Porto da Lajes e em favor do Tombamento do Encontro das Águas. Para isso, temos registrado a manifestação dos cidadãosnet, que indignados, em sua maioria, manifestam-se contra a tal construção do Terminal Portuário da Lajes, em detrimento do nosso Cartão Postal que encerra em si valor inestimável para economia do planeta. Para acordar os tolos e despertar os desatentos - informamos que no Blogdoholanda a Carta Aberta recebeu 968 consultas, no NCPAM 420 e a enquete que formulamos no Blog do NCPAM contou a participação de 284 votantes, sendo a maioria favorável ao Tombamento do Encontro das Águas. Estas manifestações comprovam que o projeto dos empreendedores, realmente está na contramão da história, da enconomia e da política local, exigindo do senhor Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes e do Governador Eduardo Braga, a quem o escritor Tenório Telles se dirige em Carta Aberta, atitudes responsáveis que garantam a integridade do Encontro das Águas e de toda fauna e flora do meio ambienta local, que ao longo dos anos vem merecendo, principalmente, a atenção e usufruto pelos moradores da Colônia Antonio Aleixo e das demais comunidades do Lago, localizados na Zona Leste de Manaus. Área definida por Lei (Plano Diretor de Manaus) como Parque do Encontro das Águas, bem como de Especial interesse Social. Portanto, exige-se também da Prefeitura de Manaus coragem e determinação em defesa desse Patrimônio Identitário do povo do Amazonas, em particular dos Manauaras, que se pronunciam em sua maioria a fovor desse bem conforme manifestações abaixo:

VITÓRIA RÉGIA: Insanidade - É insano querer destruir o que é patrimônio da humanidade. E ainda me vem o Manoel Joaquim falar que Manaus é um porto de lenha: dantes fosse e o senhor como tantos outros que se apropriam da cultura alheia não estariam por cá dando palpite destrambelhados.Vale lembrar que outrora éramos: Manaus, terra dos Báres, dos igarapés, rios colossais, Manaus terra da floresta, terra da castanha e dos seringais, Manaus...E quando passo e vejo o castanhal, no caminho do tal porto (coisa de magalomaníaco - o cara pensa que é Faraó, e quer deixar uma marca "concreta", da sua inaptidão para o cargo de governante desse nosso maravilhoso Estado, DESTRUÍDO, pela isanidade de muitos, me dá uma vontade de voltar aos tempos de guerreira, apear o meu cavalo e colocar juízo na cabeça de muitos moleques que se julgam políticos. Se tal insanidade se instalar, com toda certeza irá naufragar, pois parece que alguns engenheiros precisam voltar a estudar, principalmente um tema - assoreamento.
JEZANIAS SOUZA: Lamento - "É insensato quem, perseguindo o que está longe, abandona o que já está ao seu alcance." (Hesíodo)MANAÓ escreveu em 15/3/2010, às 09:03:

Francisco Neto: Tolice - meu caro, Hangar é para avião e não navio. kkkkkkkkk

TOLINHO DE MANAUS: Será Possível? - Por quê construir um Porto desse porte ao lado da nova captação de água que estão construindo também alí no encontro das águas, "tolinhos" é para roubar água para o exterior será que os BARÕES do PORTO DAS LAJES pensam que os amazonenses são tão ingenuos assim? só alguns se venderam como os motoqueiros da Colonia Antonio Aleixo e meia dúzia de pastores ingênuos e ou iguinorante que ganharam camisetas para pousarem em fotos de apoio ao absurdo do empreendimentos e mais promessas de muitos empregos.

PERRECHÉ: Que Aberração - Caro professor, junto meu grito ao seu em uníssono nesse apelo. Mas sou obrigado a discordar que o governador é "...compromissado com a preservação do meio-ambiente". Ora, além da farsa populista da mísera "bolsa floresta" (que é conversa pra gringo), que política eficaz, dotada de estudos sérios, e de longo prazo foi adotada em relação ao nosso patrimonio ambiental? Assistimos, inertes, à "concretagem" dos igarapés do centro e arredores pelo tal Prosamim; à demolição do Vivaldão para construção milionária de um novo elefante branco; uma ponte q custará o dobro do valor previsto. Que outra aberração está por vir? A preservação de nossos maiores patrimônios (sejam culturais ou ambientais), está nas mãos de interesses políticos, que quase nunca convergem aos interesses da sociedade. Ainda mais se a base desta sociedade for dotada de pessoas incultas e alienadas, como é, infelizmente, a maioria de nós, eleitores amazonenses.

POTIARA: A Flôr do Encontro das Águas - Caro Professor: Sua Carta conta com o meu apoio. O tal empreendimento implicará na destruição de um dos mais belos cartões postais do Brasil! Além do impacto ambiental atrairia para o local os botequins, a prostituição, as drogas e todo o péssimo "comércio" que se observa no entorno do atual Porto de Manaus que causa uma péssima impressão a quem chega à esta Cidade utilizando o transporte fluvial. Com o sinal VERDE do governo perde os moradores daquela área; perde o meio ambiente; perde a cultura; perde o turismo, enfim , perdemos todos - Manaus, Amazonas, Brasil e o Mundo!!! Em tempo: Para os que desconhecem àquela MARAVILHA aconselho: DESLUMBREM-SE COM SUA VISÃO - é INIGUALÁVEL!

VEREADOR: FRANCISCO ROSQUILDE( PT) - Interiorização - Itacoatiara está localizada numa área estratégica. Possui vantagens de encurtar o tempo, entre o produtor e o cliente. Tem potencial para receber as estrutura necessária de um porto. Carecendo simplesmente, a iniciativa dos governos, para estrutura-lo. Não vejo porque não construir um porto em Itacoatiara, que venha absorver parte do em barque e desembarque dos produtos do Pólo Industrial de Manaus. Porque não iniciar o desenvolvimento do interior do Estado do Amazonas, começando por Itacoatiara, que também, abrirá oportunidades para o Rio Madeira e o Médio e baixo Amazonas. Esse porto em questão, precisa ser tirado de Manaus e redirecionado para Itacoatiara que tem vocação natural portuária. Vamos emtrar numa campanha para que esse porto, seja construido em Itacoatiara, vamos?

ACORDA AMAZONAS: Deu a louca - Eu tô ficando doido ou esses poetas andam fumando algo estragado? Primeiro foi o Thiago de Mello declarando apoio total ao famigerado Atrasonildo Mendes, vulgo Negão (até hj em dia não entendi o pq do apelido, visto que o homem não é nenhum pouco negro). Agora vem o poeta, professor, escritor, etc, com essa conversa de governador Dudu ambientalista.Tomara que os Maias estejam corretos com relação ao calendário deles, assim poderemos recomeçar do zero, pq do jeito que as coisas estão....p u t a m e r d a.

BARROS: Alternativa - Ainda está em tempo de fazer o Estádio "Arena do amazonas" naquela Área de invasão do Tarumã, além de ficar mais bonito é um ponto estratégico para o metrô de superfície e com espaço para um amplo estacionamento e, deixar em paz o Estádio Vivaldo Lima que basta uma chuvazinha para alagar todas as ruas. Agora é o Problema com o Porto, O nosso porto é modelo internacional basta tirar a concessão de terceiros e fazer uma boa reforma, pronto!

FRANCISCO NETO: O AVIÃO DAS LAJES - QUEM JÁ FOI AO LOCAL ONDE SERÁ CONSTRUÍDO O PORTO DAS LAJES? NINGUÉM,MUITOS NÃO SABEM NEM AONDE FICA,AGORA VEM COM ESSA CONVERSA DE DIZER QUE A CONSTRUÇÃO DO PORTO, IRÁ ATRAPALHAR A VISÃO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS E SEU ENTORNO,FRANCAMENTE E SÓ CONSTRUIR UM GRANDE HANGAR COM LANCHONETE, QUE FICAR MELHOR DE APRECIAR A NATUREZA.

ILDEBRANDO: Pra Inglês ver - que linda historia a deste hombre!!!

Jorge: Obtuso - Eu sou contra o tombamento. Sou a favor do porto. Reconheço que o porto vai causar impactos no lago do Aleixo, mas para isso existem medidas compensatórias, que certamente serão capazes de garantir a atividade e a sobrevivencia dos poucos pescadores daquela comunidade. É preciso acabar com essa visão obtusa de que qualquer projeto de grande porte é nocivo. O Porto das Lajes é um pequeno porto, menor que o porto Chibatão, uma aberração que destruiu a colonia Oliveira Machado, e muito menor que o Porto dos De Carli. Quem conhece o projeto sabe que que em nada afetará o Encontro das Águas, que fica inclusive a montante do Porto. Basta ver a foto que está no blog do NCPAM, mostra o local do porto.... e cadê o Encontro das Aguas?

MANOEL ALMEIDA: Participação - Até agora estávamos Desatentos a Essa Questão no Amazonas, mas com a A CARTA ao governador divulgada ontem, e a Campanha Feita No ORKUT, TWITTER e SONICO ontem, com certeza vamos vencer a Enquete e Levar essa Mobilização Online para as Ruas, em defesa do Encontro das Aguas e da Região de Lajes!

MANOEL ALMEIDA: Pela Preservação - O Governo do Amazonas, deve honrar seu "AVATAR de Anjinho Verde Internacional" e impedir que o Porto seja construído na Região das Lajes. Esse é um dos poucos espaços preservados que restam no Entorno da Capital com possiblidade de Acesso das pessoas. Não há como respaldar o empreendimento na localidade, visto que o Eira-Rima foi contestado pelo próprio Centro Comunitario da Colonia e pelo Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa,Deputado LUIZ CASTRO (PPS), que inclusive apontou dezenas de Erros na elaboração do Documento.Vejo com alegria a mobilização Popular contra a obra (que é bem vinda, mas no local certo!), desde já estou também alistado nesta LUTA que de é todos nós!Manoel Almeida (Coordenador Politico da Juventude do PPS no Amazonas) Email: manoelalmeidajunior@hotmail.comFone: 88245866

TATIANA SOBREIRA: Amazônia - Tantas formas de fazer nossa Manaus continuar a ter os ares de "Paris dos Trópicos" , como um dia já o foi... Deixa quieto o rio, deixa quieto o mato... Cuidar do que é gerado pelo caos Urbano, já é difícil, para que mexer no que tá quieto? Apoio o meu querido amigo Tenório e os companheiros do blog e partilhadores da mesma idéia que defende o encontro dos Rios. Governador, acreditamos no Senhor, faça valer o que o senhor defende, a proteção da Amazônia, como bem natural e devidamente resguardada. Boa sorte e conte comigo Tenório e amigos.

3 comentários:

Lincoln o Fofo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lincoln o Fofo disse...

Olha sinceramente falso ativismo só em épocas de eleição, nada fizeram quando o dono do Shopping Manauara derrubou uma enorme parte de area verde urbana, pra construção de um shopping, e tem mais é que construir mesmo, uma cidade que nem plano diretor tem vai preservar o quê? tolete de merda no meio de rio!! sou à favor!!! agora se houver melhoramentos que comprovem a negatividade deste tomabamento que fiquem melhor especificados! se fosse pra fazer algo cultural já teriam feitop? a passagem não seria tão cara e as escolas publicas seriam melhores...

Carol disse...

sou a favor do tombamento o governo não pode destruir um patrimônio histórico, que é um dos pontos turísticos de Manaus e do Amazonas ou até mesmo do Brasil. Não podem construir uma coisa para beneficiar o estado e prejudicar uma que benefícia o mundo inteiro