quarta-feira, 3 de março de 2010

"LIMPEZA URBANA" NA COLÔNIA ANTONIO ALEIXO


Depois de destruir os históricos Pavilhões da Colônia Antonio Aleixo, na Zona Leste de Manaus, o Governo do Amazonas promoveu uma "limpeza urbana" na área através da Superintendência Estadual de Habitação(Suhab), entregando na terça-feira (2) três pavilhões chamados de Lar dos Hansenianos (foto) edificado sobre os escombros da memória da saúde pública nacional de combate a hanseníase.

Ao lado da primeira dama, que também é Presidente do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), Sandra Braga, o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), falou sobre os investimentos realizados naquela região nos setores da saúde, segurança e revitalização do sistema viário e revelou que outros sete pavilhões serão construídos na área, perfazendo um total de 12, somando com os quais já foram entregues. O que significa dizer que o propósito do governador é destruir o patrimônio edificado da antiga Colônia dos hansenianos de Manaus, reduzindo em entulho a história da saúde pública no Estado.

“Esta obra evidencia o compromisso do nosso governo com a promoção do bem-estar e o resgate da dignidade das pessoas”, disse Eduardo Braga. “Este complexo é mais que uma obra de três pavilhões. Nós estamos entregando um lar e resgatando a dignidade das pessoas que moram aqui”, completou Sandra Braga, destacando que a obra evidencia o carinho e o compromisso do governo com as pessoas mais necessitadas.

A obra está inserida no Programa Habitacional do Estado e tem como meta, segundo o governo, melhorar a qualidade de vida dos portadores do bacilo de Hansen. Cada pavilhão contém oito apartamentos de 46 metros quadrados de área construída, com sala, quarto, cozinha, banheiro e área de serviço.

Para o diretor presidente da Suhab, engenheiro Sidney de Paula, a entrega dos pavilhões representa uma grande mudança na vida das famílias que viviam em condições precárias.“Elas estavam vivendo em pavilhões antigos, deteriorados pelo tempo, que não ofereciam nenhum conforto e muito menos, segurança. Começamos a construir e entregar estes pavilhões ano passado e hoje estamos dando vida nova para mais vinte e quatro famílias”, disse.

O novo Lar dos Hansenianos substitui os antigos pavilhões construídos em 1942, quando Governo Federal criou em todo o Brasil 33 colônias de hansenianos. A ação do Governo do Estado soma-se a omissão criminosa do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional (IPHAN), que pouco ou nada fez para conservar a integridade desse patrimônio da saúde pública nacional. Desse modo, pode-se concluir também que o acervo documental referente à história dos hansenianos certamente foram destruídos no fogaréu da limpeza da saúde pública do Estado.

O projeto do Governo do Estado com aval do Governo Federal está orçado em R$ 3,4 milhões, sendo R$ 1,2 milhão do Governo Estadual e o restante financiado pela Caixa Econômica Federal. Cada pavilhão conta com uma praça interna além de uma pequena sala destinada a assistência médica e social aos hansenianos. As ações habitacionais, em prol dos hansenianos, começaram em 2003, quando o Governador Eduardo Braga entregou o Conjunto Amine Lindoso (foto) também na Colônia Antônio Aleixo, sem nenhuma condição de acesso aos hansenianos cadeirantes e nem tampouco adaptado as mutilações que a herdaram da doénça.

Nenhum comentário: