quarta-feira, 17 de março de 2010

PESQUISA REFERENDA O TOMBAMENTO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS

No dia 04 de março, o Ministério Público Federal (MPF/AM) ajuizou ação cautelar, com pedido de liminar, perante a 3ª Vara da Justiça Federal do Amazonas, para obrigar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a declarar o tombamento provisório do Encontro das Águas, enquanto se desenrolam os estudos técnicos realizados pelo instituto, antes do tombamento definitivo que poderá ser decretado pelo IPHAN ao final de procedimento administrativo em curso. Nessa perspectiva, o Movimento S.O.S. Encontro das Águas através do NCPAM fomulou pesquisa em forma de enquete para aferir juntos aos seus leitores a legitimidade ou não do ato do MPF/AM.

A preocupação do Movimento S.O.S. Encontro das Águas além de conferir a legitimidade do Tombamento pauta-se também na avaliação da luta. Nessa circunstância, a direção do Movimento vale-se da pesquisa para redirecionar sua prática política quanto à garantia de preservação do Encontro das Águas enquanto Patrimônio Publico natural e cultural do povo do Amazonas.

Contrariando as recomendações dos marketeiros formais, o Movimento S.O.S. resolveu fazer a enquete de forma aberta, correndo todos risco possíveis de manipulação dos resultados e colocando em dúvida a sua própria natureza enquanto ação sócioambiental. Segundo Elisa Wandelli, a coragem, inteligência e determinação têm sido marcas da nossa luta.

Enquete:

VOCÊ É A FAVOR DO TOMBAMENTO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS?

SIM 154 (54%)

NÃO 127 (44%)

TALVEZ 0 (0%)

NÃO SEI 3 (1%)

Votos até o momento: 284
Enquete encerrada

A pesquisa foi ao ar no dia 07 (domingo) e encerrou no dia 14 (domingo), registrando o voto da maioria, em favor do Tombamento do Encontro das Águas e por consequência contra a pretensa construção do Terminal Portuário da Lajes nas imediações do Encontro das Águas.

Desse modo, a Ação Cautelar impetrada pelo MPF com referendo do Movimento S.O.S. Encontro das Águas, além de ter merecido aceitação dos cidadãoesnet, expõe também a força do Direito que clama por Justiça, mobilizando os atores para assegurar o Direito desse ente jurídico antes de qualquer dano. Nesses termos cumpre-se a Justiça amparada pelo Direito de todos em favor do meio ambiente ecologicamente equilibrado e justo socialmente.

Nossa solidariedade ao Deputado Luiz Castro (PPS) e ao professor Tenório Telles pelas agressões sofridas por terem a coragem e a lucidez de se posicionarem a favor do Tombamento do nosso cartão postal, que é o Encontro das Águas. O resto é lobby.

Nenhum comentário: