quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O BICHO VAI PEGAR EM BRASÍLIA

Urgente: Foi encerrado há pouco às 18h, Assembléia Xinguana com 284 indígenas de 15 diferentes etnias, liderados pelos Kayapós. ...mas ainda haverá festas durante a noite!

Foram 6 dias de encontro na Aldeia Piaraçu na Terra Indígena Capoto-Jarina para discutir o projeto da Hidrelétrica de Belo Monte. O encontro foi motivado pelo fato do projeto estar sendo levado adiante sem nenhum diálogo com as comunidades indígenas e pela recente declaração do Ministro Lobão que disse haver "forças demoniacas" contrárias aos projetos Hidrelétricos. No final, souberam da notícia do parecer da FUNAI favorável a Belo Monte, criando mais revolta ainda entre os Indigenas. A carta que será entregue em Brasília expessa bem o sentimento da Assembléia.

A organização do encontro foi realizada pelo Cacique Raoni Metuktire, que esta a frente da organização do Instituto Raoni com apoio da Associação Floresta Protegida, CI, ISA, IR e Greenpeace.

A reunião seguiu com muita conversa, com a falação de diversas lideranças e foram expostos os anseios, dúvidas, sugestões sobre Belo Monte. Ao longo de todo encontro as falas se intercalavam com manifestações culturais dos diversos grupos presentes, durante o dia e noite. Os brancos presentes são minoria (Equipe do Instituto Raoni Pingo/AFP, Marcelo/ISA, equipe do Greenpeace - Tica, Tati, Merel, Papu, Wayne, Boni).

Um dos desdobramentos da Assembléia foi a produção de uma carta que será entregue ao presidente Lula e ao presidente da FUNAI, por meio de uma comissão de cinco indígenas escolhidos em Assembléia, que irão a Brasília, assim que amanhecer.

Outro desdobramento foi a organização de uma comissão de seis lideranças indígenas para participarem de encontro sobre Belo Monte que ocorrerá na Ressaca, organizado pelo Movimento Xingu Vivo para Sempre nos dias 05, 06 e 07 de novembro.

Abraços,

Pingo e Marcelo

Nenhum comentário: