sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SUSTENTABILIDADE: COOPERAÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO DA CULTURA E DO MEIO AMBIENTE

Em Brasília, na terça-feira (17), os ministros da Cultura e do Meio Ambiente, Juca Ferreira e Carlos Minc, participaram da 8ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). Na ocasião, foram discutidas formas de desenvolvimento sustentável e prioridades para a atuação conjunta das duas Pastas.

Os ministros Juca Ferreira e Carlos Minc assinaram Portaria instituindo um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para propor ações e programas com foco em uma política que valorize a preservação da diversidade cultural e da biodiversidade das diversas regiões do país. Também foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica, que garante a utilização da madeira extraída de forma ilegal e apreendida pelo Ministério do Meio Ambiente na recuperação do patrimônio histórico e cultural brasileiro.

“Precisamos - até porque trabalhamos no mesmo prédio - aprofundar essa relação”, disse Juca Ferreira que considera essencial o trabalho em conjunto para viabilizar a implantação de políticas efetivas. “Nossa relação com o Ministério da Educação já é muito evidente, mas eu acho que outros ministérios também têm se afirmado como aliados nas questões culturais e um desses é o do Meio Ambiente.”

Carlos Minc elogiou as ações da Cultura: “o Mais Cultura e o Vale-Cultura foram uma grande sacada dos dirigentes”. Ele enfatizou que é necessário conscientizar a população para que o Brasil se torne um país auto-sustentável. “Aqui estão os que podem ajudar a tocar e a educar: os artistas. Isso só a Cultura pode fazer”, resumiu. “A questão do meio ambiente é uma questão de visão de mundo, comportamento e sensibilidade, ou seja, está no mundo da Cultura”, complementou Juca Ferreira.

Ainda no encontro, o Ministério da Cultura firmou parceria com a Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Rio Urucuia, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip). O objetivo é a promoção, por meio do Programa Mais Cultura, da preservação e da revitalização do patrimônio cultural nos 11 municípios daquela região em Minas Gerais.

Cultura e Meio Ambiente - Os integrantes do CNPC comprometeram-se em compensar as emissões de gases do efeito estufa emitidos por ocasião das reuniões do Conselho. Durante a sessão, foi aplicado um questionário relativo ao consumo individual de energia elétrica, gás, transporte, combustível, alimentação, lixo e hospedagem dos conselheiros. Após o cálculo das toneladas de CO² emitidas na atmosfera, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, os membros do CNPC farão o plantio de árvores características do Cerrado em área de reflorestamento. A iniciativa também deverá ser aplicada nos próximos encontros do colegiado.

No primeiro dia de trabalho da 8ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Políticas Culturais foram focadas as ações da Secretaria de Audiovisual (SAv/MinC) que visam fomentar a produção brasileira no Cinema, TV, Rádio, Internet e Jogos Eletrônicos.

Também foram incorporados novos segmentos para a atuação do órgão: arquitetura, urbanismo, moda, designer e artesanato. De acordo com o secretário-geral do Conselho, Gustavo Vidigal, a definição das novas áreas é importante, pois possibilita a ampliação de políticas a serem desenvolvidas pelo ministério.

Órgão consultivo integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura, o CNPC tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.

Fonte: MinC

Nenhum comentário: