terça-feira, 3 de novembro de 2009

VAMOS À LUTA: A JUVENTUDO DO NORTE CONTINUA EXCLUÍDA

A UNESCO e a Cátedra Educação, Juventude e Sociedade da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizam no dia 9 de novembro, no auditório da universidade (Campus Asa Norte), o Seminário "Juventude, possibilidades e limites". O encontro contará com a presença de acadêmicos, especialistas, pesquisadores e jovens que apresentarão e debaterão tópicos relacionados à temática da juventude, como inclusão social, educação, violência, educação profissional e velocidade da informação.

Além da troca de ideias, o seminário tem por objetivo trazer novas perspectivas para o tema da juventude e proporcionar um debate aprofundado que proponha soluções concretas a serem futuramente compiladas em uma publicação. O encontro também subsidiará a consulta e a discussão sobre a estratégia regional de juventude da UNESCO, prevista para acontecer em novembro, no Rio de Janeiro.

Participarão do seminário, entre outros, o reitor da UCB, Romualdo Degasperi; o coordenador da Cátedra Educação, Juventude e Sociedade da universidade, Cândido Gomes; o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny; e o coordenador de Comunicação e Informação da Organização, Guilherme Canela.

A realização do encontro na UCB é vinculada ao Programa MOST (Management of Social Transformations), da UNESCO. O programa tem, entre suas metas, reforçar os vínculos entre a pesquisa e a formulação de políticas públicas.

O NCPAM registra a importância da iniciativa da UNESCO quanto à realização do Seminário. Entretanto, lamenta publicamente, a prática seguida pela instituição de centralizar suas ações numa determinada unidade da federação, excluindo a participação das lideranças de outros estados no processo de discussão das formulações de políticas em atenção à juventude, principalmente no que diz respeito ao Norte, onde, segundo o IBGE, concentra-se a maior população dos jovens brasileiros marcados pela pobreza e exclusão social.

Nenhum comentário: