sábado, 28 de novembro de 2009

DO PICOLÉ A TRUFA, VALE TUDO NAS ELEIÇÕES DA OAB/AM

Dos 27 presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já foram eleitos 23, desde o último dia 16, quando teve início o processo de renovação eleitoral na entidade máxima da advocacia brasileira. Já houve eleições nos seguintes Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

No Amazonas, o o escolhido nas urnas para presidir a Seccional da Ordem foi Antonio Fábio de Mendonça. No pleito da última sexta-feira (27), ele obteve 955 votos, contra 828 dados a Eid Bard. O terceiro colocado foi o advogado Felix Valois, com 722 votos. Felix Ferreira, o quarto colocado, recebeu 105 votos.

Ele, venceu encabeçando a chapa "OAB para os Advogados". Da nova diretoria participam os seguintes advogados: Alberto Simonetti Cabral Neto (vice-presidente), Ida Márcia de Carvalho (secretária-geral), Raimundo de Amorim Soares (secretário-adjunto) e José Carlos Valim (tesoureiro). Foram também eleitos os conselheiros federais pelo Estado Jean Cleuter Mendonça, José Alberto Simonetti Cabral e Miquéias Matias Fernandes.

As eleições da OAB no Amazonas foram marcadas por "notas e bate-boca nos meios de comunicação", no dia da eleição, quando os advogados chegavam para votar "eram cercados por apoiadores (cabos eleitorais) dos quatro candidatos à presidência da Ordem. Para agradar o eleitor, eles usaram de todas as estratégias. Serviram bolo, refrigerante gelado, água com gás, doaram picolés, trufas, camisas, adesivos e bonés. Fosse uma eleição para cargo eletivo público, o comportamento seria proibido. A OAB se diz uma defensora das regras eleitorais para gestores públicos e exige eleições limpas", reporta o jornalista André Alves, do jornal A Crítica de Manaus.

Nenhum comentário: