domingo, 1 de novembro de 2009

UM DIA DE CAMPO COM AS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DO ALEIXO

Nesse domingo (1), o NCPAM, que integra o Movimento S.O.S Encontro das Águas, realizou mais um dia de campo, participando das discussões junto às lideranças comunitárias do Lago do Aleixo.
Na oportunidade, procuramos levantar os problemas e pontuar questões a merecer uma análise de fundo seguido das definições de novas estratégias capazes de conter a depredação em curso originada pelas madeireiras e indústrias alocadas às margens do Lago do Aleixo, na Zona Leste, resultantante da expansão do Distrito Industrial sob a coordenação da Superintendência da Zona Franca de Manaus.
As liderenças manifestaram-se mais uma vez contra o projeto de construção do Porto das Lajes e fizeram questão de afirmar que o movimento está articulado para novos enfrentamentos se por acaso for necessário, contando com a força do Ministério Público e outros atores sociais comprometidos com a integridade ambiental da nossa Amazônia. O dia de campo foi oportuno para verificar de perto a depredação do Lago do Aleixo e a situação em que se encontra no momento da vazante do Rio Amazonas, comprometendo o seu curso, bem como a qualidade de vida dos comunitários que muito dependem do Lago para a sustentabilidade de suas famílias. Ainda hoje estaremos publicando novas imagens do trabalho de campo que fizemos junto a Colônia Antônio Aleixo e as demais comunidades do Lago situadas à Zona Leste de Manaus.

Nenhum comentário: