segunda-feira, 9 de novembro de 2009

MALES AMAZONAS: PROTESTE AQUI CONTRA O GOVERNO

O cidadão amazonense consciente de seus direitos fundamentais jamais ficará passivo frente aos desmandos que tanto o poder público quanto o privado promovem contra os interesses populares no Amazonas. Constantemente houve-se protesto de toda ordem contra os governantes e corporações empresariais, que além de violar o Direito coletivo afronta o povo do Amazonas com atitudes arrogantes, valendo-se do grito e do desacato como instrumento de intimidação ou perseguição.

Dos empresários escutam-se reclamações de que no Amazonas, os procedimentos são bem diferentes em relação a outros Estados. Aqui por se tratar de área de isenção fiscal (zona franca), o Governador do Estado comporta-se como se fosse um senhor feudal, centralizando as decisões de Estado no capricho e vaidade do governante que manifesta um personalismo patológico, transformando as empresas e cidadãos em serviçais palacianos.

Verdade ou não é preciso considerar tais comportamentos como um dos tantos males que o Amazonas vem sofrendo em nome de um centralismo governamental pautado no pensamento único e populista. Dessa feita, a vontade do governo do estado é Lei, aparelhando os órgãos governamentais na perspectiva dos grupos privados, contrariando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência prescritos em nossa Carta Constitucional.

No Amazonas, os males multiplicam-se como praga definhando cada vez mais as políticas públicas. Fato esse, que pode ser constatado nos níveis de desigualdade social registrado nos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), o que denuncia uma prática política concentradora de renda em benefício de grupos privados que há muito se locupletam do erário público.

Por essas razões, o NCPAM resolveu estatuir uma rede chamada Males Amazonas, valendo-se da internet com objetivo de catalogar os males que mais acometem o povo do Amazonas quanto as prática de corrupção, oportunismo, nepotismo, descaso e tantas outras pragas. Tudo isso, pode ser identificado no dia-a-dia do cidadão do Amazonas que procura os serviços públicos para suprir necessidade em cumprimento aos seus Direitos coletivos referente à segurança, mobilidade, educação, saúde, cultura, habitação, empregabilidade e por um meio ambiente equilibrado, que possibilite a sustentabilidade das comunidades locais, que muito dependem dos recursos ambientais para garantir sua qualidade de vida, bem como para saúde de todo o planeta.

Males Amazonas é uma comunicação em rede, que qualquer cidadão virtual pode se apropriar para denunciar os males que os governantes do Amazonas causam, provocando patologias sociais que condenam o povo a exclusão e a invisibilidade. No entanto, indignados recorrem a esse instrumento para fazer valer seus Direitos e se afirmar como protagonista da História.

Ora, se não gritas, consentes e dessa feita, serás também cúmplices da corrupção e da irresponsabilidade que campeia por todo o tecido social no Estado. Bote a boca no trombone e faça valer a sua cidadania aqui e agora.

Nenhum comentário: