segunda-feira, 2 de novembro de 2009

CONJUNTO AMINE LINDOSO INAUGURADO PELO GOVERNO DO AMAZONAS


No dia 04 de novembro de 2003, os hansenianos da Colônia Antonio Aleixo, da Zona Leste de Manaus, eram sorteados pelo Governador Eduardo Braga (PMDB), através da Superintendência de Habitação do Estado (SUHAB), com 66 casas do conjunto Amine Lindoso, localizado numa das áreas mais belas de Manaus à margem do lago do Aleixo.

Os imóveis, segundo Agência de Comunicação do Governo (AGECOM) tinham sido construídos especialmente para os portadores do bacilo de Hansen, adaptado para atender as necessidades dos hansenianos. Para o lazer dos moradores, o conjunto Amine Lindoso conta ainda com uma área de convivência ampla, com jardim e praça e com uma Estação de Tratamento de Esgoto Ecológica que servirá de modelo para outros conjuntos habitacionais do governo do estado.

Tudo conversa fiada. No dia de ontem (1), quando o NCPAM participava do trabalho de campo junto com as lideranças do Movimento S.O.S Encontro das Águas, na Colônia Antonio Aleixo, foi convidado por dona Maria do Carmo, militante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), para conferir de perto as condições em que vivem os moradores do conjunto Amine Lindoso. Na oportunidade visitamos o senhor Jacinto Nunes da Silva (foto), conhecido como Formiga, que foi um dos agraciados pelo governador para morar no conjunto e, segundo ele, “o presidente Lula também já esteve aqui me visitando”.

A casa do senhor Jacinto é a de n° 2 do conjunto, ainda com escada na entrada porque, como ele explica, “não tive dinheiro para fazer a rampa, como os outros fizeram e assim estou aqui quase sete anos dentro de casa, morando sozinho, eu e o meu gato branco”. Ele nos convidou para conhecer a casa, quando mostrou a dificuldade que tem para se locomover no banheiro. O senhor Jacinto é Amazonense de Lábrea, do rio Purus, e veio para Manaus deportado, com seis anos de idade, para o leprosário de Paricatuba enfrente de Manaus e depois transferido para a Colônia Antonio Aleixo em regime de confinamento.

Não tendo cadeira de rodas, o senhor Jacinto mandou fazer um assento com rodas de rolamento, o que possibilita se locomover pela casa toda. Na visita ele fez questão de nos mostrar as rachaduras da casa, mas com muito orgulho pediu para que nós visitássemos os arredores da casa que ele havia terminado de cimentar para proteger da umidade.

Na saída, fez questão de reclamar do mau cheiro que exala da tal “estação de tratamento de esgoto ecológica”, que fica bem enfrente de sua casa. A dita estação cedeu há muito tempo e todo dejeto corre a céu aberto direto para o Lago do Aleixo, provocando um cheiro insuportável. Reclama também o senhor Jacinto, que não recebe a visita do auxiliar de enfermagem para fazer os curativos e tem que pagar alguém para fazer o serviço. O sonho dele é ser contemplado com outra moradia para se livrar dos maus tratos que vem vivendo.

Nenhum comentário: