sábado, 28 de novembro de 2009

SEBRAE e o Movimento Musical do Amazonas definem Novas Estratégias

O Sebrae Amazonas, o NCPAM, dirigentes do Sindicato dos Músicos do Amazonas (Sindmam) e demais empreendedores do segmento querem criar em Manaus um grupo articulado de empreendedores do campo musical para atuar de forma solidária e cooperada, a exemplo do que ocorre nas no Rio de Janeiro e Mato Grosso. O objetivo é de que o grupo atue com foco na abertura e identificação de mercados e oportunidades para o setor musical do Estado.
A proposta em pauta será debatida na próxima quarta-feira (02), às 10h30, na sede do Sebrae Amazonas, como resultado dos encaminhamentos aprovados nas oficinas e workshops, alusivos ao Dia do Músico, 22 de novembro, realizados na semana passada pelo Sindmam e Sebrae/AM por meio do Núcleo de Cultura & Negócios (NCN).

Segundo a gestora do NCN, Lígia Santos, Cuiabá (MT) e Rio de Janeiro (RJ) são cidades pioneiras, no Brasil, na criação de um modelo de atuação integrada e compartilhada entre todos os setores e subsetores da cadeia de produção e comercialização de música. “É um modelo de atuação em forma de ação coletiva que estamos estudando e discutindo a possibilidade de implantar em Manaus algo semelhante que possa oferecer mais oportunidades de mercado para os músicos e demais atores do setor no Estado”, esclarece.

Ela explica que no Rio de Janeiro, por exemplo, centenas de empreendedores do setor musical, incluindo advogados, produtores musicais, músicos e empresários criaram uma rede de colaboração, cujo objetivo é promover o apoio mútuo dos envolvidos e atuar articuladamente junto aos órgãos governamentais para a implementação de projetos ou políticas públicas de apoio aos músicos da capital. “O modelo é semelhante em Cuiabá. No Rio de Janeiro, o Sebrae atua de forma efetiva junto ao grupo e isso tem se demonstrado uma boa iniciativa”, reforça Lígia.

Ainda de acordo com Lígia, a realização das oficinas e workshops realizados na semana anterior foi o primeiro momento para sensibilizar e reunir um grande número de empreendedores da música para dar início ás discussões sobre a formação do grupo.

A programação de oficinas workshops relativa ao Dia do Músico ocorreu entre os dias 19 e 22 deste mês, na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), da rua Henrique Martins, Centro. Mais de 100 músicos participaram da programação, que incluiu uma oficina sobre Sistema Criativo de Música e Rede Musical Brasil que teve a compositora e produtora do departamento de música Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ana Terra Caymmi, como instrutora. Também participaram o músico Edu Martins e Dino Verdade, músico paulista, que ministraram, respectivamente, workshops sobre contra-baixo e bateria.

Nenhum comentário: