terça-feira, 3 de novembro de 2009

LAMENTAMOS A MORTE DE CLAUDE LÉVI-STRAUSS

Da Agência Estado (Dow Jones) - Universidade de São Paulo (USP) divulgou hoje (3/11) uma nota lamentando a morte do antropólogo Claude Lévi-Strauss, que faleceu aos cem anos. Entre 1935 e 1939, o pensador do estruturalismo viveu no Brasil e foi professor da USP, que então estava no seu início. Segundo a nota, ele "estudou na Universidade de Paris e demonstrou verdadeira paixão pelo Brasil conforme registrado em sua obra de sucesso 'Tristes Trópicos', em que conta como sua vocação de antropólogo nasceu durante as viagens ao interior do País.

Lévi-Strauss nasceu em Bruxelas, em 1908, e completaria 101 anos no próximo mês. De acordo com seus colegas da Escola de Estudos Sociais, ele morreu na madrugada de domingo. Formado como filósofo, o intelectual alcançou a fama com seu livro "Tristes Trópicos", de 1955, um relato do período em que viveu no Brasil, bem como das expedições que fez ao norte do Paraná, Mato Grosso, Amazônia e Goiás, onde conviveu com tribos indígenas. O livro é considerado um dos mais importantes do Século 20.

Morre o antropólogo Claude Lévi-Strauss

O antropólogo foi o fundador do estruturalismo, teoria que busca compreender as estruturas do pensamento, analisando sistemas em grande escala e examinando as relações e as funções dos elementos que constituem tais sistemas ou modelos interpretativos, referenciado nas línguas humanas e nas práticas culturais, bem como nos contos populares e nos textos literários. Partindo da Lingüistica e das representações da cultura popular, alcançou o seu apogeu na formulação da Antropologia Estrutural, pelos anos 1960. O Estruturalismo fez de Claude Lévi-Strauss o seu mais celebrado representante, especialmente em seus estudos sobre os indígenas no Brasil e na América, quando dedicou-se de forma determinado na “busca de harmonias insuspeitas”, como bem gostava de definir a sua prática.

A academia francesa e a elite cultural se mobilizaram para prestar homenagens a Lévi-Strauss com um programa de filmes, leituras e reflexões sobre sua contribuição ao pensamento moderno. Entre as mais incisivas conclusões do trabalho do antropólogo está a ideia de que não existem diferenças fundamentais entre os sistemas de crenças e mitos dos chamados povos "primitivos" e os sistemas das modernas sociedades ocidentais, salvo as suas especificidades culturais.

Lévi-Strauss no Brasil


Na década de 30, mais precisamente de 1935 a 1939, Lévi-Strauss lecionou sociologia na recém-criada Universidade de São Paulo, juntamente com uma leva de professores franceses, entre eles: sua mulher Dina Lévi-Strauss, Fernand Braudel, Jean Maugüé e Pierre Monbeig.

Junto com Dina, Strauss também excursionou por regiões centrais do Brasil, como Goiás, Mato Grosso e Paraná. Publicou o registro dessas expedições no livro Tristes Trópicos(1955), neste livro ele conta inclusive como sua vocação de antropólogo nasceu nessas viagens.

Em uma de suas primeiras viagens, no norte do Paraná, Lévi teve seu esperado primeiro contato com os índios, no rio Tibagi, porém ficou decepcionado, ao ver que "os índios Tibagi não eram nem 'verdadeiros índios', nem 'selvagens'" (Lévi-Strauss 1957:160-161). Porém ao final do primeiro ano escolar (1935/1936), ao visitar os Kadiveu na fronteira com o Paraguai e os Bororo no Mato Grosso Central, lhe rendeu sua primeira exposição em Paris nas férias de (1936/1937), o que foi fundamental para entrada de Lévi-Strauss no meio etnológico francês. Em 1938 foi realizada uma expedição até os Nambikwara no Mato Grosso, porém, terminada antes do tempo devido a rumores políticos entre o patrocinador da expedição e o Gorverno Brasileiro, já que o mesmo era ligado ao Partido Socialista Francês. Essa missão também visitou os Bororo e os últimos homens e mulheres Tupi-Kaguahib no rio Machado, considerados desaparecidos, relata Lévi em Tristes Trópicos.

Após três anos no Brasil, Strauss voltou a França com o reconhecimento de etnólogo do meio, provando assim que o seu período no Brasil, foi uma peça fundamental na sua carreira e no seu crescimento profissional. Diz ele: "Um ano depois da visita aos Bororo, todas as condições para fazer de mim um etnógrafo estavam satisfeitas;"(Lévi-Strauss 1957:261).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_L%C3%A9vi-Strauss

Nenhum comentário: