sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Meninas do Amazonas e os Pedófilos no Poder

Yudi Oda (*)

Na semana passada, a exibição do importante documentário Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado, do premiado diretor Joel Zito Araújo foi uma experiência marcante. Ao buscar desvelar os fatores envolvidos no turismo sexual no Brasil, Zito faz uma incursão pela vida de garotas de programa, incluindo depoimentos de turistas, autoridades e mulheres casadas com estrangeiros que moram no exterior.

Mermão!! Cada depoimento!! Só vendo http://www.youtube.com/watch?v=_4X36GyKvJc. Zito percebe que, de modo geral, as principais vítimas da exploração sexual no Brasil são meninas pobres e negras. E, claro, aponta também como prato principal do banquete afrodisíaco de poderosos homens do Amazonas [dentre os quais políticos e outros homens públicos (ou seria púbicos?)], nossas indefesas caboquinhas pobres.

Grande destaque, no documentário é dado ao nome de um político do Amazonas: o vice-governador Omar Aziz. A senadora Patrícia Sabóia (PDT-CE), em um comovente depoimento (que chegou a emocionar, inclusive, o próprio diretor deste documentário) falou sobre as manobras para a retirada do nome do dito cujo do relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Exploração Sexual, presidida por ela. Contou, inclusive, que diversos parlamentares amazonenses (deputados federais e senadores) que sequer participaram das reuniões da referida Comissão, resolveram dar o ar da graça apenas para livrar a cara do colega do relatório final da CPMI.

É óbvio que aqui no Amazonas, tentou-se a todo o custo, abafar o furdunço que o caso gerou no cenário nacional. E os grandes (e péssimos) meios de comunicação local, comportando-se como jornalecos suburbanos de quinta categoria, deram pouca repercussão ao caso. Assim como, tempos depois, abafaram novamente mais um caso envolvendo o nome de Omar Aziz, quando o Professor Gilson Monteiro foi brutalmente agredido, durante uma aula, por abordar o papel da imprensa no afamado caso (a Reitoria da Universidade Federal do Amazonas - UFAM e o Amazonas Em Tempo, instituições onde o referido docente trabalha, numa demonstração de total subordinação ao coronelismo local, não trataram o crime dos jagunços Aziz com a atenção que o caso merecia).

Nossos jornalecos também deram pouca repercussão à agressão sofrida por estudantes da UNINORTE, fartamente relatada por internautas, durante evento na referida universidade e onde, novamente, os jagunços de Aziz tentaram calar manifestantes que denunciavam publicamente o político.

A truculência e a impunidade dos Aziz é um caso sem precedentes no Amazonas, mas diversos políticos amazonenses também tiveram seus nomes envolvidos em casos como este. O deputado federal Lupércio Ramos foi denunciado pela Procuradoria Geral da República por atentado violento ao pudor em caso que envolve rapto e aborto e sedução de uma adolescente de catorze anos. Dentre os políticos envolvidos em denúncias desta natureza, apenas o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro está, com toda a justiça, pagando o pato, foi preso por exploração sexual infanto-juvenil.

Como bem disse nossa aguerrida senadora cearense, abusar de uma criança em situação de extrema pobreza não é um crime comum, é coisa de monstros. Há, entre estes monstros, homens de países, como a Itália, onde, segundo alguns depoimentos no documentário, acredita-se que ‘toda mulher brasileira é puta’. Se não fôssemos um pais culturalmente mais desenvolvido (sim, no Brasil, não costumamos imitar macacos nos estádios quando jogadores negros pegam na bola), poderíamos usar a mesma lógica infantil e dizer que todo homem italiano é pedófilo.

Mas, vamos voltar aos nossos monstros amazonenses. Podemos nos indignar, podemos ficar preocupados com a situação de nossas pobres meninas-putas, mas e quanto a nós? Ouvi algumas vezes, tempos atrás, pelas cidades amazonenses frases como “se eu não pego agora, vem outro e pega” ou “só é boa novinha, porque menina assim, com dezoito já tá acabada”. Felizmente, confesso que, há certo tempo, não ouço mais estas imbecilidades. Mesmo assim, pergunto a você, leitor: o que estamos fazendo pra combater este mal? O que um não-amazonense, olhando para nós pelo noticiário televisivo, poderia imaginar de um povo que continua a eleger estes monstros? E você, imagina o que?

(*) Professor, escritor e blogueiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse cara foi executado, esta operação seria para procurar provas do envolvimento dele com uma rede de pedofilia http://www.youtube.com/watch?v=WZyZ4rIWDCo morreu com as provas.