segunda-feira, 30 de novembro de 2009

QUESTÃO AMBIENTAL EM DESTAQUE NO PROGRAMA “NA TERRA DE AJURICABA”


Na próxima quarta-feira (02), em seu horário habitual às 19h, a TV UFAM - NET CANAL 7 Manaus, levará ao ar uma programação especial “Na Terra de Ajuricaba”, cujo tema será a questão ambiental e os partidos políticos no Amazonas. O programa apresentará os debates ocorridos no último dia 19/11 no auditório do Centro de Artes da UFAM, promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sob a coordenação do Núcleo de Cultura Política do Amazonas, em cumprimento aos objetivos do projeto de extensão em atenção à temática em questão.

O seminário gravado contou com a participação de lideranças políticas – tais como Luis Castro (PPS-AM), Elson Melo (PSOL-AM) e Luis Navarro (PCB-AM), além de lideranças sociais como Linda Marubo, da Secretaria dos Povos Indígenas do Amazonas e Marize Lima (líder comunitária da Colônia Antonio Aleixo), além do ex-diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), professor da UFAM, Néliton Marques, na condição de principal conferencista.

Em discussão, o seminário tratou de questões relevantes, tais como as políticas ambientais do Estado, a ação dos órgãos fiscalizadores, as diferentes visões e posturas em relação ao desafio climático e ambiental, bem como o papel das lideranças políticas na legitimação e/ou regulação destas demandas postas, bem como o importante contraponto da sociedade civil organizada como fiscalizadora das ações de políticos e empresários no andamento de tais projetos.

Entre exposições e debates, o seminário durou cerca de duas horas de discussões e apontamentos. Todos estes momentos serão mostrados na íntegra nesta quarta-feira, no programa especial “Na Terra de Ajuricaba”. Para potencializar o debate, mesmo sendo o programa gravado, o NCPAM disponibiliza em seu blog, na área de comentários, espaço para os internautas se pronunciarem em relação à temática, respondendo a seguinte pergunta: A questão ambiental é assunto para ser tratado somente pelos partidos políticos, empresários e outros órgãos do setor ou pode ser discutido também por nós, cidadãos comuns? E você, o que pensa ou faz a respeito da transformação dessa questão em políticas públicas?

Participe, não deixe de dar sua opinião em nosso fórum!

Um comentário:

Rodrigo Edwards disse...

Acho que qualquer pessoa pode discutir questões ambientais, até porque quando se desmata um área verde ou se polui um igarapé quem é que sofre as consequencias? é somente a natureza? acredito que não... não faço nada a respeito além de tentar colocar isso em pauta no dia-dia com os meus colegas estudantes, para quem sabe um dia fazer algo de concreto pelo bem-estar de nossa natureza e consequetemente nosso também