sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ABERTURA DO V MUTIRÃO PELA AMAZÔNIA

O V Mutirão pela Amazônia seguida das manifestações das Pastorais Sociais da Arquidioces de Manaus. O ajuntameto tem por objetivo mobilizar ainda mais as lideranças sociais e comunitárias para combater o descaso, o desmando e o autoritarismo dos governos que negam a participação das representações sociais e se afirmam como aliados dos oligopólios econômicos internacionais que miram para Amazônia como objeto de desejo e de capital.


Em tom de protesto inicia-se o V Mutirão pela Nossa Amazônia com a participação do professor Ademir Ramos, movimento S.O.S Encontro das Águas, professor Raimundo Caramuru, convidado da Arquidiocese de Manaus, mais o padre Alcimar, coordenador das Pastorais Sociais, e Messias, da Cáritas. O tema gerador foi a questão da Amazônia e as políticas de desenvolvimento numa perspetiva predadora promovida pelo Estado brasileiro. Os conferencistas possicionaram-se contra as estratégias instituídas que visam unicamente a privatização dos recursos naturais e a gestão desse patrimônio do povo brasileiro e do Amazonas.

O antropólogo Ademir Ramos, mais o professor Caramuru, em momento de escuta frenta às perguntas formuladas pelos agentes pastorais e comunitários. A tarde, contaremos com a presença do renomado escritor Márcio Souza, colocando mais lenha nessa fogueira, para queimar os megaprojetos que visam unicamente transformar a Amazônia em pastos e outros empreendimentos privados sob a lógica da acumulação primitiva do capital como é a proposta da Vale Mineradora que pretende construir um Porto no nosso Encontro das Águas, onde nasce o Amazonas em terras brasileiras.

Nenhum comentário: