quinta-feira, 16 de setembro de 2010

E A QUALIDADE DOS DEBATES...


Wendel Sales Cavalcante (*)

Ontem (15) fui ao debate organizado pelo Diretório Central dos Estudantis (DCE), participaram os candidatos a governadores do Amazonas que apareceram, vale ressaltar que os principais candidatos ao governo, os que estariam a frente nas pesquisas, nem sequer apareceram ou deram nota explicativa para os organizadores.

Ai vem a pergunta, qual a verdadeira intenção de nossos candidatos, dos futuros governadores de nosso estado, cadê seus compromissos e seu caráter político democrático, em se tratando da relação do candidato com os seus possíveis eleitores? Onde está a ética política? Nem se quer tiveram coragem de dar as caras para enfrentar uma comitiva de intelectuais que fariam perguntas que “quebrariam suas pernas”!

Mesmo assim, o povo em sua infinita bondade e ingenuidade consegue votar em políticos desse porte de caráter. Ai vem uma frase que um amigo disse: “o povo merece o governo que tem por isso esse governo é o reflexo do povo”, nota: quando ele falou isso fiquei perplexo, pois sou ingênuo também a pensar que isso era uma inverdade, mal podia saber que isso já se tornou uma lei política. Mais boquiaberto fiquei em pensar que se temos um governo corrupto e asqueroso quer dizer que somos tanto corruptos quanto eles ?

Esse debate do DCE não teve máxima nenhuma por causa da qualidade dos candidatos que lutam pelo governo diretamente, mas também por que os candidatos que ali estavam eram de um mesmo foco político, ou seja, suas propostas eram as mesmas, não havendo debate algum. O que falta para a política brasileira e regional é a renovação, pois continuam defendo o projeto do governo passado sem formular seu próprio projeto. A renovação seria a palavra chave da política, pois essa traria um aperfeiçoamento da nossa nova democracia

Dessa forma, mais uma vez o voto se torna a arma do povo e por enquanto a única manifestação de grande poder. E acima de tudo o voto se torna a subscrição de seu futuro, do qual você eleitor estará assinando um contrato com a pessoa que votar.

Espero que dessa vez acertemos com os deuses da democracia de vez para que nossos futuros sejam repletos de glórias e conquistas e espero que dessa vez o Brasil se torne um país não governado por um iluminado, mas com todo o povo e por todo o povo.

Espero que os jovens digam não para a politicagem e sim para a verdadeira política e não apenas sim para um “Lula 2 e um garotinho depois”, como diz Arnaldo Jabor. A minha vontade será de termos um país bom para criar nossos filhos e netos e não para criar ladrões e safados que abusam da maquina publica para seu próprio bem!

Vamos fazer do voto nossa arma secreta e pensar ao longo, médio e curto prazo para que passemos a nos orgulhar de um país que fizemos ressurgir de uma democracia escura e suja.

Sejamos felizes!

(*) É estudante do curso de Administração da UFAM.

Nenhum comentário: