domingo, 19 de setembro de 2010

BIODIVERSIDADE É TEMA DA SEMANA DE BIOLOGIA DA UFAM

De 04 a 08 de Outubro, o Centro Acadêmico de Biologia(ICB/UFAM) estará realizando a XXIII Semana da Biologia pautada no tema gerador - 2010: Ano da Biodiversidade! - O que vamos comemorar?
Contato: cabioufam@gmail.com

A biodiversidade é a riqueza e a variedade do mundo natural. Entre os cientistas, o Brasil é considerado o país da "megadiversidade". Aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. Na conjuntura atual da nossa sociedade, as formas inapropriadas de uso dos recursos naturais trouxeram à tona a necessidade de pensar e defender uma relação positiva entre natureza e o ser humano. Para tanto a legislação ambiental busca criar mecanismos legais para proteção do meio ambiente, estabelecendo relações intrínsecas e transdisciplinares entre campos diversos, como antropologia, biologia, ciências sociais, engenharia, geologia e os princípios fundamentais do direito internacional, dentre outros.

Segundo os estudiosos, os conhecimentos tradicionais, bem como os detentores deste conhecimento, são de suma importância para a conservação e manutenção dos ambientes naturais, pois desenvolvem uma reflexão conjunta sobre as questões da terra, da diversidade sociocultural e da sustentabilidade ambiental, a partir da análise da variedade dos modos de vida historicamente constituídos, de suas formas de territorialidade e os correlatos padrões de ocupação do espaço e uso dos recursos naturais.

Dessa forma, a XXIII Semana da Biologia pretende discutir como se dá o diálogo entre os conhecimentos científicos, tradicionais e jurídicos a fim de contribuir para o desenvolvimento humano bem como a conservação da biodiversidade nos diferentes biomas brasileiros.

Seu objetivo é promover a participação, discussão e a integração entre a comunidade acadêmica e os diversos segmentos da sociedade a respeito de como os conhecimentos tradicionais, científicos e jurídicos estão interagindo a fim de contribuir para o desenvolvimento humano, bem como a conservação da biodiversidade nos diferentes biomas brasileiros.

Organizadores

Professor Eduardo Martins Veinticinque
Amanda Karla Silva de Amorim: (92) 8826-5216
Andressa Cristine Giacomin: andressa.gi@hotmail.com – (92) 8153-1165
Paulo Mendonça Pereira: pereiracapu@gmail.com – (92) 9606-9214
Samuel Santos de Azevedo: samuh_ssa@hotmail.com – (92) 9631-8564
Loren Vieira Vaz: (92) 8122-4532
Rafaela de Paula Lira Bonfim: lb_1290@hotmail.com – (92) 9132-4644
Davi Freire: Davi_freire_@hotmail.com –8154-9365

Nenhum comentário: