terça-feira, 21 de setembro de 2010

CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PORTO PARA MANAUS

A primeira experiência de gestão privada num porto brasileiro pode acontecer em Manaus, capital do estado de Amazonas, segundo informa o boletim da Secretário de Portos (SEP) do Ministério dos Portos do governo Lula. A notícia, divulgada pelo subsecretário Fabrizio Pierdomenico, no dia 19 de agosto, no I Seminário Portuário Público-Privado Latino-Americano, tem suscitado muitos encontros e negociações entre potenciais interessados, tanto no Brasil como em outros países.

Nesse sentido, a Secretaria de Portos (SEP) recebe projetos da iniciativa privada para a construção de um novo porto público na capital amazonense (possivelmente na antiga área do Porto da SIDERAMA às margens esquerda do Rio Negro, nas imediações do Porto da CEASA, de onde se deslocam as Balsas para o município do Careiro). A previsão, caso todo o processo de licitação seja encerrado ainda este semestre, é que as instalações do novo terminal sejam entregues nos próximos dois anos. A expectativa é que o novo Porto aumente a capacidade de movimentação de cargas em Manaus, com uma proposta diferenciada ao que se pratica no País.

Além da operação e compra de equipamentos, será dada autonomia para a gestão também. Manaus conta com um dos polos industriais mais importantes do País e tem papel essencial para a cabotagem.

Segundo Pierdomenico, o novo Porto poderá incluir espaço para granéis sólidos líquidos, além da movimentação de contêineres. A concessão terá validade de 25 anos, renovável por mais 25, conforme prega a Lei 8.630.

"O porto público existente continuará. Pode ser que o funcionamento seja repensado, mas ainda não há restrições doMinistério dos Transportes”.

Fonte: http://www.portosdobrasil.gov.br/noticias-portuarias/2010-clipping/noticias-portuarias-de-setembro/100921.pdf

Nenhum comentário: