segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A SAÍDA É EDUCAÇÃO, PENSE NISSO!

Wendel Sales Cavalcante (*)

Hoje vivemos numa situação que é desesperadora, não só com esses malditos políticos e muito menos o resultado das eleições que não será dos melhores e assim sofremos todos com a educação de nossos filhos e jovens do país. O que será do futuro deste Brasil? Como deverá se portar o nosso futuro líder? São perguntas difíceis de responder, mas me parece que sabemos o verdadeiro presente, um presente sem brilho algum e com uma desigualdade gigantesca em todos os aspectos.

A educação do Brasil é uma merda, sem qualquer infraestrutura, tanto é que nossa UFAM está jogada a poeiras, precisando de uma reforma geral urgente. O Chile investe mais na educação do que o Brasil e olha que o Chile não é uma das potencias emergentes. O que me deixa mais angustiado é a inteira capacidade que o Amazonas tem de ficar em ultimo no ENEM, sendo o Estado quarto em maior receita nacional. E mais uma vez insisto, não adianta termos uma Zona Franca se não temos a inteligência política de fazer disso um propulsor para desenvolver a sociedade local na totalidade.

Saibamos que o modelo ZFM foi criado com o intuito de ser uma política provisória que a ditadura fez para que fizéssemos dela uma incentivadora de outros caminhos para ganhar nosso dinheirinho, ou seja, ela tinha a função de ser a mola propulsora de outras formas de ganhar grana ou seja de promover a expansão do capitalismo na Amazônia brasileira. Desta feita nos tornamos mais dependente do que autônomo eis o modelo made ZFM.

Ainda mais, lamentavelmente, nossa educação está pior que nossa economia quanto à sua distribuição. Aí vem aquela velha pergunta de Renato Russo, do Legião Urbana: ”Que país é esse?”. O povo jogado no meio de cobras peçonhentas preste a ser envenenado, em ano eleitoral esse povo torna-se presa fácil dos corruptos e oportunistas por causa da desigualdade e exclusão social. E quem irá nos proteger agora, não será o Chapolin Colorado e muito menos o Superman, mas sim a educação. Essa sim se melhorada e distribuída isonomicamente por todo o país, será a nossa solução, simples não.

Requer, somente, que o governo invista na educação como ação prioritária, transformando a educação em processo de desenvolvimento humano participativo a ser perseguido ao longo prazo, enquanto política de Estado. Meus parceiros de fardo!!! O fardo maior é agüentar governantes tão ignorantes e desqualificados. Pois é, lamentamosl ver a charge acima, mas isso é verdade. Hoje nós nos preocupamos com o futebol, amanhã saibam arrependimento que isso irá causar e depois botaremos a culpa nos políticos corruptos.

Mas enfim, o povo merece os governantes que tem e são eles o reflexo do voto. Vamos mudar essa realidade e cobrar uma educação melhor, com investimentos em cursos de aperfeiçoamento para professores e aluno, universidades bem equipadas, com apoio para o estudante e etc. Espero eu que consigamos ter um futuro digno.

Sejamos todos felizes!!!

(*) É aluno do curso de Administração da UFAM e a favor do voto consciente dos jovens para decidir a parada.

Um comentário:

Juscélia C.N. disse...

Olá colegas, quero destacar aqui a importância do KAIZEN "melhoria contínua", o Kaizen é mais do que uma ferramenta de gestão. Trata-se de uma filosofia que deve ser assumida em vários ambientes, hoje, vivemos vários "apagões sociais", apagão na saúde, na política, no transporte coletivo, na educação, etc. A melhoria contínua nos mostra uma forma de sempre darmos um passo adiante e nos mostrar a "luz" que precisamos para acabar ou amenizar esses apagões.

Juscélia Nascimento.