terça-feira, 28 de setembro de 2010

IMPARCIALIDADE JORNALÍSTICA

Ivo de Aguiar (*)

Imaginemos um jogo de futebol no qual o juiz seja tendencioso e durante toda a partida assinale falta somente para uma das equipes... Isso seria inconcebível, inadmissível e traria terríveis conseqüências. A equipe adversária se revoltaria, seus torcedores se manifestariam das mais variadas formas, os mais mansos, com palavras de ordem e gritos de revolta, os mais violentos, com xingamentos e quebra-quebra generalizado...

Agora façamos a mesma comparação com um jornalista que não use de imparcialidade no exercício de sua profissão. Cabe ressaltar que a imparcialidade a qual nos referimos, consiste em oferecer espaço igualitário para críticas e elogios às pessoas e organizações, caso elas venham a merecê-las. Essa prática de justiça e retidão, imprescindível para a credibilidade do profissional, nem sempre é vista nos veículos de comunicação, a saber: jornais, revistas, internet, televisão e até mesmo no rádio.

Nesse momento que antecede às eleições, vale a pena fazermos a seguinte reflexão: “Às vezes, passamos uma vida inteira dando credibilidade a quem só se manifesta favoravelmente a um determinado político ou grupo partidário. Em outras ocasiões, nos deixamos influenciar pelas idéias dos que só sabem jogar pedras, dos que pertencem ao time do quanto pior, melhor”.

Imparcialidade é um dos tripés de sustentabilidade da ética. Sem imparcialidade, a ética é manca. E a ética, inegavelmente, é a melhor provisão de viagem da notícia, até o seu destino final: o ouvinte, o leitor, o telespectador.

Fazendo uma simples analogia, o jornalista seria uma espécie de juiz de futebol, substituindo o apito pelas palavras, usando-as para denunciar os deslizes e equívocos cometidos contra a população, mas, também as utilizando para anunciar as conquistas e vitórias da sociedade.

Estejamos, portanto, atentos a quem manipula as informações de forma tendenciosa. Talvez, à primeira vista, num primeiro momento, seja difícil identifica-los. No entanto, num próximo texto eles próprios logo se denunciam.

(*) Ivo de Aguiar – Administrador, Professor e Estudante de Jornalismo da UFAM

Nenhum comentário: