terça-feira, 21 de setembro de 2010

V MUTIRÃO PELA AMAZÔNIA

Arquidiocese de Manaus está promovendo a I Mostra das Pastorais Sociais, assim como também, o V Mutirão Pela Amazônia, a ser realizado no dia 24 (sexta) e 25 (sábado), no Centro Pastoral da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

A I Mostra tem por fim fazer um balanço preliminar das práticas pastorais quanto ao compromisso dos cristãos com a questão social em relação ao projeto redentor do Cristo libertário, que derramou seu próprio sangue, morrendo para religar os homens a Deus. Esta mediação salvífica além de redimir os homens da lama do pecado transformou também em partícipe do banquete pascal como construtor de uma nova sociedade fundada na fraternidade e no amor comunal da partilha eucarística.

No informativo do evento, os organizadores afirmam que “desde algum tempo o movimento de defesa do patrimônio sócio-ambiental da Amazônia está crescendo dadas as constantes violações da parte do poder público e dos interesses do capital. O seminário Mutirão pela Amazônia tem sido um especo importante para aprofundar no conhecimento dos grandes embates da Amazônia e procura, no meio da dificuldade, construir ações permanentes e articuladas envolvendo os diversos setores sociais engajados com o presente e futuro dos povos e comunidades que levam sua vida na Amazônia”.

Para a Arquidiocese, neste ano de 2010, o V Mutirão quer dar passos importantes, isto é, “ fazer parte de lutas concretas das comunidades, debater e construir estratégias em defesa da Amazônia no que tange as questões relativas ao patrimônio sócio-ambiental e definir propostas e estratégias visando o desenvolvimento humano da Amazônia, contemplando o respeito à vida pautado na sustentabilidade”.

CHAMAMENTO

Neste momento eleitoral, o V Mutirão Pela Amazônia quer também acordar os políticos e seus partidos que pouco ou quase nada têm feito e nem sequer prometido algum projeto em favor da nossa Amazônia. O silencia e a omissão dos políticos e mandatários é preocupante porque traduzem o descaso e o descompromisso que propagam contra o nosso patrimônio.

Por estas razões, é juto que manifestemos nossas preocupações quanto ao futuro do Brasil e da nossa Amazônia. Aqui no Amazonas, os cândidos entendem que falar da defesa do meio ambiente Amazônia não dá voto e, por isso, ignoram propositalmente a temática, preferindo discutir propostas mirabolantes para enganar os lesos e os desinformados.

PROGRAMAÇÃO

O V Mutirão começa no dia 24, a partir das 8h, sendo que as 9h está marcado uma coletiva para imprensa com a participação do Arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira , intelectuais e lideranças sociais; e de 14 às 18h, os palestrantes são os renomados escritores Márcio Souza e Raimundo Caramuru, ambos, analista do processo civilizatório reducionista que transformou a Amazônia em reserva para o capitalismo, na conjuntura da nova Divisão Internacional do Trabalho, em contrapartida registram também, as manifestações de resistência de seu povo configurado no curso da história.
A noite teremos apresentação de dança, teatro e música com a participação de artistas regionais.

No dia 25, sábado, a partir das 8h os Movimentos Sociais farão as suas palestras falando sobre o desenvolvimento regional e a proteção dos recursos naturais. Em pauta a fala do escritor Raimundo Caramuru; a defesa do nosso Encontro das Águas pelo Movimento Sócio-ambiental S.O.S Encontro das Águas; a análise do PROSAMIM e o processo de Reciclagem Solidária.

O término dos trabalhos está marcado para as 16h, com plenária e aprovação dos encaminhamentos. As 17h30 far-se-á a Celebração da Missa Amazônica na Catedral Metropolitana de Manaus.

Participe e traga mais um para o nosso ajuntamento de forças, que é o Mutirão em defesa da nossa Amazônia contra o Porto da Vale (Lajes) e demais projetos predadores que ameaçam a vida na Amazônia.

Nenhum comentário: