segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MAUÉS E A DISPUTA ELEITORAL NO AMAZONAS

A cobertura do comício de Alfredo Nascimento para o governo do Amazonas, em Maués, foi feita por Aldemir Bentes que gerencia o blog http://blogdoaldemirdemaus.blogspot.com/. Para a mídia industrial o evento passou despercebido, ficando na invisibilidade. Mas, o fato mereceu ampla repercussão nas fileiras da política local. Confira e se manifeste:

Os candidatos, ao Governo do estado, Alfredo Nascimento (PR) e a Câmara Federal, Humberto Michiles (PR), juntamente com os candidatos: Marilene Corrêa (PT) e Jefferson Praia (PDT), ao senado e Marcelo Ramos (PSB) a deputado estadual, participaram ontem (18) à noite de um grande comício em Maués. Conseguiram reunir uma grande multidão no comício que ocorreu na Rua Prefeito Raimundo Albuquerque no Bairro Ramalho Júnior. A população de Maués estava apreensiva, pois seria o primeiro comício que a Coligação de Alfredo Nascimento, Beto Michiles, fariam na cidade, após o rompimento político com o Prefeito de Maués, Miguel Odivaldo de Oliveira Paiva, o Belexo (PR).

Belexo foi considerado traidor pela direção de seu partido, após apoiar a coligação do Governador Omar Aziz (PMN). O comício começou por volta das 09:00 horas da noite. A grande multidão tomou conta da Rua Prefeito Raimundo Albuquerque, no trecho, Igreja Assembléia de Deus até o final da Rua, no Comércio do Jander, limite da Rua Ramalho Júnior. Eram pessoas com bandeiras em toda a extensão da rua e nas laterais daquele trecho. Com o advento da Lei da Ficha Limpa, esse foi o maior comício, pois no atual contexto, nenhum candidato ou coligação pode "pagar" qualquer tipo de transporte para transportar eleitores. Então, quem ali estava, estava por algum motivo, sem as antigas atrações que atraiam o povo, como os shows de cantores ou bandas, por exemplo.

O comício foi conduzido pelo compositor Natanael Lavareda, o Natan que de forma alegre agitou a mutidão. Antes das falas dos participantes, Alfredo Nascimento e Beto Michiles, através de um telão ao lado do palco, apresentaram um vídeo, o qual mostrou como foi o começo de seus apoios a reeleição do atual prefeito Miguel Belexo, que na época, não tinha o apoio do Governador Eduardo Braga tendo a sua reeleição ameaçada pelo candidato do Governador, Alfredo Almeida.

O vídeo mostrou as falas de Alfredo Nascimento, de Beto Michiles e do próprio prefeito Belexo. A grande multidão, assistiu ao vídeo com grande atenção e em silencio, só se manifestando através de vaias, quando a imagem era do Belexo.Em seu breve comentário, Beto Michiles falou a população que as imagens não mentem e que as imagens, valem mais que mil palavras.

Os oradores usaram da palavra, mostrando seus pontos de vista e pedindo apoio aos candidatos Alfredo Nascimento, Humberto Michiles e demais candidatos da coligação. Mas o momento esperado era o discurso de Beto Michiles e Alfredo Nascimento.

A FALA DO MICHILES

Humberto Michiles iniciou seu discurso relatando a sua trajetória política no município de Maués. Lembrou de seu pai, o saudoso Deputado Darcy Michiles. Disse Beto, que este processo político, começou "desde a candidatura de Luiz Canindé", depois, como o seu grupo não disponha naquele momento de um "nome", ele próprio se candidatou e venceu as eleições municipais, tendo como seu vice, Sidney Leite. Como Maués precisava de um representante no Legislativo, Humberto renunciou, assumindo a prefeitura de Maués, Sidney Leite. Em seguida, o seu grupo, com Alfredo Almeida, disputou a eleição municipal e perdeu para o grupo de Carlos Esteves.Com Sidney Leite e Jackson Leda, retomaram o poder em Maués. Na reeleição, Sidney Leite apresentou como vice, o nome de Belexo. Michiles relatou que não conhecia Belexo e perguntou ao Sidney Leite quem era. Este lhe respondeu que era pessoa de bem e responsável, assim, Belexo se tornou vice de Sidney Leite e ganharam a eleição de Carlos Esteves.Na eleição para o Governo do Estado, Sidney Leite foi escolhido vice de Amazonino Mendes, assim, renunciou a prefeitura de Maués, assumindo o atual prefeito.

Ainda na administração de Sidney Leite, ocorreu o rompimento político com o governo de Eduardo Braga, tendo este, bloqueado todos os investimentos e convênios com o município de Maués.

Belexo assumiu neste clima. Mesmo assumindo Belexo, o governo de Eduardo Braga não reatou a relação com a atual administração. Veio a reeleição e Belexo contava apenas com o paoio político de Beto Michiles, pois eram do mesmo partido. O governo Braga investiu pesado na candidatura de Alfredo Almeida e as pesquisas indicavam que ele seria eleito. Belexo percebendo que não seria eleito, apelou para Beto Michiles, pedindo sua ajuda. Devido aos seus bons relacionamentos com o então ministro Alfredo Nascimento, convenceu o ministro e este, veio até Maués, participou de um grande comício, mostrou apoio ao Belexo e esse venceu a eleição.

TRAIDOR

Beto Michiles num tom de desabafo e revolta disse que Belexo o traiu quando lhe comunicou que apoiaria o candidato Omar Aziz, vice governador de Eduardo Braga. "Esse traidor, esse traíra, esse canalha" não merece nenhum respeito, se tivesse atraído somente a mim, eu até aceitaria, mas o que eu não posso aceitar, é a traição ao meu povo. Quando ele estava sozinho, sem apoio nenhum do governo do Estado, fomos nós que buscamos recursos do governo federal para que Maués não parasse, não sofresse um colapso administrativo. Agora, a troco da inauguração de um Hospital que passou 08 (oito) anos para ser inaugurado e mesmo assim, ainda faltam equipamentos e médicos especialistas, a troco de um péssimo asfalto jogado nas ruas, ele (Belexo) se volta para os braços do governo da situação. Ele não está preocupado com o povo, ele está preocupado somente na sua vida, em ganhar dinheiro, encher os bolsos.

O patrimônio deste rapaz aumentou de forma injustificável, ele enganou a todos nós. Maués não merece um traidor dirigindo nossos destinos, a decisão está nas mãos de cada pessoa de bem de Maués. Michiles anunciou os projetos para Maués, como o desenvolvimento do pólo madeireiro, da psicultura e do turismo. Depois da vitória de Alfredo Nascimento, Maués será um dos municípios prioritários para a aplicação de recursos do governo estadual - afirmou Beto Michiles.

A FALA DE ALFREDO

O candidato Alfredo Nascimento iniciou seu discurso pedindo desculpas ao povo de Maués por ter acreditado num canalha, num traidor, num safado. E apontando para um câmera que estava apontada para o palco, da sala de uma residência, com o dedo em riste, afirmou: "pode gravar, e levem essa gravação para o covarde do Belexo assitir" e completou, gostei da sua mansão lá do Parque das Laranjeiras em Manaus.

Alfredo tornou público, "talvez vocês não saibam, mais há muitas irregularidades e denúncias contra esse rapaz, há mais de 05 anos repassamos recursos para a construção do porto e até agora a obra não foi concluída". Quando ganharmos a eleição, não quero assumir em Manaus, quero assumir aqui em Maués, em praça pública, não vou para a prefeitura, pois "tenho medo de ser contagiado por esse traidor, covarde, traíra" e se ele ainda não estiver terminado o porto, "vou pegar pela orelha dele e obrigá-lo a entregar a obra ao povo". Esse traidor será expulso do partido e o seu final será triste, pois esse é o destino daqueles que traem a confiança do povo.

Depois, Alfredo Apresentou suas propostas de governo e disse que ao assumir o governo, dividirá seu tempo entre Manaus e o interior, pois não é só Manaus que é Amazonas, destacando que 92% dos recursos do Estado, que é o 5º mais rico do Brasil, ficam em Manaus, somente 8% são destinados ao interior. Criticou o abandono ao qual o interior se encontra, criticou a falta de segurança, a precariedade da saúde, da educação. Prometeu que em suas viagens ao interior, se reunirá com os diversos segmentos da população para debater e buscar soluções para os problemas detectados. Afirmou que em seu governo o homem ribeirinho vai poder derrubar árvores, de forma sustentável, cuja renda, será revestida em seu benefício.A multidão ouviu com bastante atenção às propostas do candidato, permanecendo no local até ao final.

NAS RUAS

A maioria das pessoas entrevistadas, concordaram com o discurso dos candidatos e mostraram apoio a eles. Quanto a situação do município, há denúncias de perseguições, ameaças a funcionários municipais se esses demonstrarem apoio a candidato que não seja candidato que o prefeito apoia. Hoje, domingo (19), em vários cantos da cidade os comentários eram a cerca do comício de ontem e muitas piadas rodavam em torno da situação.

ALFREDO EM MAUÉS

A julgar pela grande multidão que de forma espontânea compareceram ao comício de ontem e pelas manifestações e comentários em toda a cidade de Maués, Alfredo Nascimento pode vencer em Maués junto com Humberto Michiles, será o candidato a deputado federal mais votado. A indignação das pessoas chegou ao limite e muitos funcionários municipais perderam o medo. Isso é bom para o processo democrático, as práticas de terrorismo psicológico não contribuem para o Amazonas e para o desenvolvimento de Maués.

Um comentário:

Jacivaldo disse...

É ISSO AÍ, NÓS PRECISAMOS REALMENTE ACABAR COM ESSA POUCA VERGONHA QUE VEM ACONTECENDO NO NOSSO MARAVILHOSO MUNICÍPIO, ONDE INFELIZMENTE, MAUS POLÍTICOS, CONFUNDEM AS COISAS, ACHANDO QUE UMA VEZ ELEITOS, SÃO DONOS DA CIDADE, CONTRATAM PESSOAS COM SUAS MESMAS CARACTERÍSTICAS, PARA JUNTOS ADMINISTRAREM DE FORMA ERRADA, COLOCANDO EM PRIMEIRO LUGAR SEUS INTERESSES, E DEIXANDO AQUELES QUE CONFIARAM SEUS VOTOS, A VER NAVIOS, PASSANDO ATÉ NECESSIDADES, E OS BONITÕES, COM SUAS MANSÕES E DESFILANDO EM SEUS CARRÕES DE LUXO E SUAS LANCHAS, MAS PARECENDO, GRANDES TRAFICANTES DOS GRANDES CENTROS DO PAÍS,E MAIS, MUITOS DELES, COVARDMENTE REGISTRANDO ESSES BENS EM NOMES DOS FAMOSOS "LARANJAS", SEM CONTAR COM OS VEREADORES QUE JÁ NÃO SABEMOS QUEM É QUEM.
MAS ESSE POVO INTELIGENTE, LOGO DARÁ A MELHOR RESPOSTA NO DIA 03 DE OUTUBRO, ELEGENDO VERDADEIROS POLÍTICOS, ESCOLHIDOS POR NÓS MESMO, NÃO INDICADOS POR "ELES". QUE DEUS NOS ABENÇOE!