quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ÚLTIMO DEBATE E A PROMESSA DO SEGUNDO TURNO

O sistema globo de rádio e televisão realizou em todo o Brasil nessa terça-feira (28) os últimos debates entre os três candidatos mais cotados nas pesquisas do IBOP para os governos estaduais. No Amazonas a peleja eleitoral foi disputada entre Omar Aziz (PMN), Alfredo Nascimento (PR) e Hissa Abrahão (PPS), sob a coordenação da TV Amazonas, afiliada da Globo no Estado.

Por aqui, o debate começou às 21h30, seguindo um formato de quatro blocos mais as considerações finais, permitindo que os candidatos pudessem se confrontar em temas livres sorteados pelo apresentador dentro do tempo acordado entre eles.

O primeiro sorteado para formular pergunta foi Alfredo Nascimento, que partiu pra cima do candidato governista perguntando sobre a situação da segurança no Estado. O cenário apontava que Alfredo iria para o confronto direto com Omar, o que se deu de fato, permitindo que o candidato Hissa Abrahão, como um velocista na arena pudesse correr livremente em direção ao podium.

Dito e feito: O debate ganhou forma de combate entre Alfredo e o candidato governista que por alguns minutos ficou meio avariado, perdido no no campo, buscando uma muleta pra se levantar.

O golpe fatal de Alfredo ao candidato governista, seguindo a onda das denúncias que assola o país, se deu no penúltimo bloco, quando Alfredo Nascimento, valendo do mandato de senador disse que tinha em suas mãos portaria da Polícia Federal comprovando que o governador Omar Aziz, candidato à reeleição pelo PMN, está sendo investigado por crimes contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha".

Imediatamente, Omar Aziz, meio tatibitati, com golpes vacilantes, voltou a arena para explicar que a Polícia Federal, "não tem absolutamente nada contra mim. Você (Alfredo) esperou o último momento da campanha para vim com uma 'pegadinha'. Eu sou um homem ficha limpa", rebateu o candidato governista.

Na raia do debate corria solto Hissa Abrahão, pontuando suas questões, expondo seus projetos e até mesmo "tirando sarro" dos candidatos lulistas. Hissa Abrahão, provocou os dois candidatos em confronto aberto, dizendo que seria melhor "comprar um quimono para cada um" e sugeriu que ambos resolvessem as pendengas pessoais "de outra forma", como foi o último a falar, o candidato do PPS, finalizou o debate, falando diretamente ao eleitor, dizendo que só ele, o eleitor, é capaz de dar um basta nesta pendenga, pois ainda tem tempo para mudar votando no 23.

As luzes se apagaram, mas o empurra-empurra continuou nos bastidores, mobilizando a imprensa e os bombeiros governistas para lembrar ao Alfredo e Omar que eles são parte de um todo e se romperem a corda as mascaras cairão e o orçamento de 40 bilhões do Estado pode parar em outras mãos, fragilizando lideranças e comprometendo diretamente o projeto político de Eduardo Braga, e de resto pode sobrar para a candidata de Lula, que amanhã (30) vai ter que comparecer ao debate da rede globo porque tudo indica que a vontade da maioria é decidir estas eleições no segundo turno.

Nenhum comentário: