terça-feira, 27 de outubro de 2009

CAMPANHA DA ONU QUER PEGAR VOCÊ

Ainda há tempo, responda: o que você está fazendo para cuidar do meio ambiente? Esta é a pergunta que as Nações Unidas estão fazendo a todos os brasileiros por meio da campanha ONU Verde, lançada no 64º aniversário da Organização, comemorado mundialmente em 24 de outubro. A campanha conta com o apoio da TIM, que enviou cerca de oito milhões de SMS convidando seus assinantes a participar, e também com o apoio da MTV Pública, que divulga a iniciativa e veiculará os cinco vídeos mais criativos.

A iniciativa foi lançada na última sexta-feira (23) durante celebração do Dia da ONU, no Jardim Botânico de Brasília (JBB), que reuniu representantes de 13 agências, programas e fundos das Nações Unidas com escritório no Brasil, além de cerca de 200 funcionários. Na ocasião, foi inaugurado o espaço ONU, caracterizado pela logomarca das Nações Unidas adaptada a um relógio de sol, como um símbolo do correr do tempo na busca da preservação ambiental do planeta. Como parte da celebração, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) organizou o plantio de 2000 mudas de espécies originais do cerrado dentro do JBB como forma de recuperar área de vegetação degradada.

Mas, você não precisa ir ao Jardim Botânico de Brasília para participar da campanha ONU Verde basta olhar no seu lugar e responder o que está sendo feito de concreto para cuidar do seu meio ambiente. Essa resposta deve ser espontânea e sincera para que tenha valor significativo e possamos juntos e irmanados construir uma plataforma que proteja o meio ambiente e todas as suas veredas que nos levam a saúde, educação, economia, empregabilidade, lazer, entretenimento, esporte, mobilidade, logística e tantas outras, que nos motivam a manifestar contra a insensibilidade, o desperdício, a corrupção, a insegurança, a desigualdade social e outros males alienantes, que bestializam os homens, instrumentalizando sua força e inteligência para desordenar o mundo e perturbar a paz no planeta.

Para os Amazonenses, a campanha ONU Verde bate mais forte tanto internamente quanto externamente porque aqui concentra a megabiodiversidade do planeta expressa em sua fauna, flora e na diversidade cultural dos povos da floresta. Nessa dialética vivida entre a cidade, floresta e rios, os homens reivindicam políticas públicas capazes de regrar as relações de equilíbrio com meio ambiente, quase sempre alteradas por atos insanos de seus governantes aliados a irresponsabilidade de algumas corporações empresarias, que de forma inconseqüente depredam e saqueiam o patrimônio do povo, em nome de uma racionalidade imediata a se caracterizar pela insustentabilidade de seus empreendimentos. No entanto, ainda há tempo façamos alguma coisa em direção a saúde do planeta, que resulte na qualidade de vida dos seus habitantes, cuidando e conservando a nossa Amazônia para a presente e futuras gerações.

Fonte: Unesco no Brasil

Foto: NCPAM - Visão do Encontro das Aguas de Manaus

Nenhum comentário: