sexta-feira, 23 de outubro de 2009

EM PAUTA: DISCUSSÃO SOBRE INDICADORES DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL

O Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Praia Vermelha, sediará na próxima segunda-feira, 28, o primeiro de uma série de quatro seminários sobre a Construção de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil. Os encontros são resultado de parceria entre UNESCO no Brasil, Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência (NETCCON.ECO.UFRJ), Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes) e Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (LaPCom), com o apoio da ANDI.

Organizado pelo NETCCON, o seminário discutirá propostas que revertam a ausência de referências para mensurar o desenvolvimento da mídia e a efetivação do direito humano à comunicação no Brasil. As bases para elaboração das propostas são um documento do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC), da UNESCO, que trata de Indicadores de Desenvolvimento da Mídia, e uma pesquisa sobre Indicadores do Direito à Comunicação, desenvolvida pelo Intervozes.

O encontro será dividido em duas etapas: a primeira apresentará o tema em mesa-redonda integrada pelo coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil, Guilherme Canela; pelos membros do Conselho Diretor do Intervozes, Bia Barbosa, e da Coordenação Executiva da organização, João Brant; pelo representante do LaPCom, Fernando Paulino; e pelo coordenador do NETCCON, Evandro Vieira Ouriques. A segunda etapa promoverá o trabalho coletivo e colaborativo de grupos estratégicos e do público presente para avaliação do andamento das propostas e recolhimento de sugestões.

As inscrições para o seminário são gratuitas. Além do Rio de Janeiro, outras duas capitais realizarão encontros semelhantes ainda este ano: São Paulo (USP) e Brasília (UNB). Também está prevista a realização de um seminário de caráter nacional.

Fonte: www.unesco.org.br.

Nenhum comentário: