segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O ANALFABETISMO É UMA DAS PRAGAS DO AMAZONAS E DO BRASIL


Ao comentar a piora da posição do Brasil no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH de 2009, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em pronunciamento no Senado Federal, alertou para os grandes problemas sociais do país. Ele considerou uma praga o fato de ter crescido em 111 mil o número de analfabetos adultos no país, entre 2007 e 2008. Mantidas as mesmas condições atuais do sistema educacional, o Brasil levaria, na avaliação do senador, 56 anos para eliminar o analfabetismo.

“Nós temos uma 'marolona' no social, mesmo que na economia tenha sido uma marolinha. E todos os indicadores e estudos mostram que o problema brasileiro está, sobretudo, no que se refere à educação de base, no que se refere à educação de nossas crianças”, disse o senador, referindo-se ao diagnóstico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à crise econômica mundial, classificada de "marolinha".

Cristovam atribuiu a piora da classificação do IDH do país à qualidade ruim da educação básica oferecida às crianças e também no aumento da taxa de analfabetismo.

Em aparte, o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) concordou com Cristovam sobre a necessidade de se melhorar o sistema educacional do país como condição para o desenvolvimento. Segundo ele, quando se fecha a via da educação, "abrem-se outras", como as da prostituição, miséria, analfabetismo e outras desgraças sociais.

No Amazonas, a praga do analfabetismo contagia principalmente as crianças. Conforme noticiamos, anteriormente, baseado em Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD/IBGE - 2008), os dados são preocupantes porque o Estado concentra o terceiro maior número de crianças do Brasil, em termos proporcionais representa (33.01% do total). São mais de 1.123.000 de crianças que precisam urgentemente de cuidado e atenção dos governantes quanto à formação educacional.

O não acesso a escola é uma das principais pragas que afeta as crianças no Amazonas. De acordo com os dados da PNAD/IBGE, 164 mil crianças amazonenses, entre 5 a 14 anos são analfabetas, o que equivale a 5,38% de todas as crianças do Estado. Em suma, o índice de analfabetismo no Amazonas, nessa faixa etária, é superior a media nacional, que ficou em 3,4%.

Considerando, que o Amazonas é o quarto Estado a produzir o maior Produto Interno Bruto (PIB) nacional; que o seu orçamento público totaliza mais de35 bilhões de Reais. A nossa indignação se faz muito maior frente às políticas públicas irresponsáveis dos seus governantes, que manipulam as prioridades sociais para beneficiar diretamente a indústria da construção civil acasalada com a mídia eletrônica eleitoreira, drenando a riqueza do povo para o ralo da corrupção.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: