sábado, 3 de outubro de 2009

O DESCASO DA FUNASA CONTRA A SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS DO RIO NEGRO, AMAZONAS



Álvaro Tukano*

A Notícia do Jornal Nacional da Rede Globo, sim, é verídica e merece o nosso elogio. Aliás, se não fosse a TV Globo o nosso Povo ia morrer num silêncio. Por exemplo, eu tenho o DVD de minha Comunidade Balaio, localizada na Estrada BR-307, KM 100. É um filme muito triste, isto é, tenho imagens de muita gente que morreu de MALÁRIA. A minha mãe morreu de Câncer de Pele no nariz. Ela não foi atendida nenhuma vez pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e tenho uma vasta documentação contra atuação negativa desse órgão que dá mais vida às ONG´s, que disputam seus "INDIOZINHOS”. Até aqui a FUNASA, sim, dá vida aos interesses das ONG´s, dos Postos de Gasolina, Drogarias de Compadres e Comadres.

Certa vez, eu vi na Casa do Índio de São Gabriel da Cachoeira (a Noroeste do Amazonas), uma parenta minha que estava com a ferida aberta na barriga depois da cirurgia infeccionada. Eu e meu pai fizemos pajelança. Ela ficou boa com muito custo. Ao lado dela se encontrava um Maku que tinha levado o corte no ombro e nas costas numa briga interna. Ele estava todo cagado, fedido de merda e de ferida. Naquele mesmo espaço se encontravam outros índios, também, sem a mínima assistência e só comendo sopa. Outros índios de outros povos - Yanomami, Baniwa e mais, passavam pela mesma situação.

O atual Secretário de Saúde de São Gabriel da Cachoeira, sim, melhorou a condição de vida viajando para cima e para baixo e, conseguiu erguer uma bela moradia. Os Relatórios bonitos da FUNASA só servem mesmos para os próprios funcionários.

Outra vez, eu fui visitar a Casa de Índio em Manaus. Era a pior de todas. Vi muito tapuru (moscas azuis) ao redor das precaríssimas habitações lotadas. Lotadas, por quê? Lotadas, sim, tinham duas ou três redes em cima ou em baixo. Parecia uma lata de sardinha. Dentro tinham dois banheiros que não suportavam tanta gente. Naquele dia eram mais de 200 pacientes vindos do interior do Amazonas e de Roraima.

À época pedimos a Deputada Vanessa e Eron Bezerra para que visitassem aquela CASA De MARTÍRIO. Certamente, não aconteceu. Ninguém tomou a providência. No outro dia uma parenta minha de Manaus me telefonou toda afobada e disse que os meus parentes do Balaio estavam numa situação delicada, sem assistência. Outro tinha perdido a visão e já voltara para comunidade Balaio sem ter nenhuma assistência. Outra vez a FUNASA juntou muitos índios no interior do Xié, Alto Rio Negro. Levaram dois índios do Balaio para fazer a operação de vista. O Sr. Armando Veloso, Desana, aí sim, que perdeu mesmo a vista. Hoje ele se tornou o problema para família, porque ficou cego mesmo.

Desse jeito a FUNASA não serve para o índio. Outra coisa que eu quero queixar a Comissão da Amazônia. No tempo do Jecinaldo Cabral, índio Sateré-Mawé, a sede da COIAB serviu mais para articular as INVASÔES DE ÍNDIOS nas sedes da FUNASA e FUNAI que vivem nas periferias de Manaus. Com essa articulção quem ganhou foram: a frota de carro de amigos para transporte os invasores, os donos dos restaurantes de amigos e Postos de Gasolina (mais de 350 mil, segundo um dos informantes).

Esses grupos de índios ficavam nessas sedes usando os telefones. Depois roubaram telefones, computadores e impressoras, motores de popa e voadeiras e, assim, causaram o enorme prejuízo ao que era de utilidade pública. Então, o Jecinaldo sabe de todas essas coisas juntamente com seus aliados que se encontram nos órgãos do Governo Estadual. Eu quero dizer ao senhor, que não foram os índios do Rio Negro e nem mesmo àqueles parentes que moram em Manaus.

Os meus parentes não invadem as sedes da FUNASA e FUNAI, em Manaus. São outros. Feito todo esse prejuízo, sim, ouvimos dizer que, o SENHOR JECINALDO CABRAL se tornou o Secretário de Governo de Estado do Amazonas. Essa é uma das piores brincadeiras do Governo do Estado faz com os Povos Indígenas que trabalham sérios nas comunidades do interior.

Outra coisa: Na última Assembléia da COIAB, Imperatriz (MA), não houve a prestação de conta por parte do JECINALDO (mais de R$ 1.700.000,00), segundo o Maximiliano Menezes, membro da FOIRN – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro. É nesse grau de baixaria que a COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira chegou. A mesma quadrilha acabou a COICA - instância internacional do movimento indígena Panamazônia.

Por que A CASA CIVIL do Governo de Estado não passou o PENTE-FINO nessas pessoas que ocupam os Cargos de Confiança? Essas pessoas que deveriam estar na cadeia, infelizmente, são braços direitos do Governo do Estado e têm influência política para indicar "amigos" - por exemplo, Tânia, funcionária da FUNAI que não tem significado nenhum para melhoramento da Saúde Indígena. Tudo o que escrevo aqui, sim, tudo aconteceu no tempo dessa TÂNIA que, hoje deve estar ao lado do DR. AMOEDA, pessoa inocente e que não conhece a malandragem desses índios que tantas vezes invadiram a FUNASA e FUNAI.

Diante desses fatos, sim, o meu povo Tukano e outros queremos a CPI JÁ! Queremos AUDITORIA EXTERNA, INDEPENDENTE, desde a criação da COIAB. Senão acontecer, sim, O Governo estará burlando os nossos povos. Sem mais outros assuntos a tratar, sim, estou à sua disposição para ajudar os povos indígenas e o Brasil.

(*) Líder indígena Tukano do Alto Rio Negro com representação Nacional na luta pelo Direito desses povos.

Um comentário:

Anônimo disse...

mal sabe que este tais indios sao umbando de bandidos que se fazempassar de indios