quarta-feira, 21 de outubro de 2009

MAUÉS DEFINE NOVAS ESTRATÉGIAS DE CULTURA E TURISMO


Na avaliação do Secretario de Turismo e Cultura, Xico Gruber, do município de Maués, a 267 quilômetros de Manaus, o município é uma das poucas cidades do interior do Amazonas que tem três grandes festas ao longo do ano: Carnaval, Festival de Verão e Festa do Guaraná. Além disso, possui uma riqueza histórica muito grande. Isso tudo será potencializado a partir dos debates da Conferência de Cultura, servindo “Para mostrar nosso potencial turístico e cultural, que será formalizado num planejamento estratégico”. Maués quer garantir efetivamente sua participação no cenário turístico e cultural do Amazonas e, como ponto de partida, realiza na próxima semana, na quarta-feira (28), a Conferência Municipal de Cultura.

De acordo com o prefeito da cidade, Miguel Paiva Belexo, o ciclo de debates vai reunir representantes da Prefeitura, de entidades culturais e a população em geral, para discutir os problemas do setor e, juntos, buscar alternativas de solução. A Conferência será realizada no Centro Cultural Darcy Michiles, espaço inteligente que adensa os meios necessários para a difusão da cultura na perspectiva do desenvolvimento humano.

Segundo Xico Gruber, o encontro vai resultar em um documento chamado “Carta de Maués”, no qual constarão todas as reivindicações e propostas para transforma a cidade num point cultural do Estado. “Queremos divulgar o município, as riquezas que possuímos e as festas populares da cidade e, sobretudo o valor agregado que emana do seu povo”, ressaltou.

O secretário adiantou que uma das principais bandeiras da Prefeitura de Maués é a inclusão de mais eventos da cidade no Roteiro Turístico do Amazonas, que tem o Festival Folclórico de Parintins como grande vedete. O roteiro é criação da Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur) e Maués aparece somente com a Festa do Guaraná, em novembro, quando tem também outros eventos tradicionais, como o Festival de Verão, em setembro, e o Carnaval Popular: “Queremos que nosso município tenha mais destaque no roteiro estadual”.

A “Carta de Maués” será apresentada ao governo durante a etapa estadual de debates, provavelmente em dezembro. O secretário explica que todas as pessoas, entidades e organismos ligados aos movimentos culturais de Maués foram convocados para a Conferência. Ele acredita que os debates vão definir os rumos que o município deve seguir nesse setor.

O encontro municipal será ancorado nos cinco grandes eixos da Conferência Nacional, que acontece em Brasília, no fim do ano: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa; e gestão e institucionalidade cultural.

A Prefeitura da cidade aposta também na força do guaraná, produto conhecido mundialmente, para levar Maués ao topo das rotas de turismo. “A cultura envolvendo o guaraná é secular. Os índios sateré-mawé fazem o bastão do produto da mesma maneira como há 400 anos. Isso é riqueza cultural”, ressalta o secretário.

Um comentário:

Neide Solimões disse...

Maués continua tão bonita, como era na década de 70 quando morei na cidade. Meu filho mais velho nasceu lá. Tenho muita vontade de voltar para participar desses eventos culturais e curtir suas lindas praias, comer mari-mari, tucumã com farinha tomando café. Maués tem as praias de rio mais bonitas que já conheci.