Na avaliação do Secretario de Turismo e Cultura, Xico Gruber, do município de Maués, a 267 quilômetros de Manaus, o município é uma das poucas cidades do interior do Amazonas que tem três grandes festas ao longo do ano: Carnaval, Festival de Verão e Festa do Guaraná. Além disso, possui uma riqueza histórica muito grande. Isso tudo será potencializado a partir dos debates da Conferência de Cultura, servindo “Para mostrar nosso potencial turístico e cultural, que será formalizado num planejamento estratégico”. Maués quer garantir efetivamente sua participação no cenário turístico e cultural do Amazonas e, como ponto de partida, realiza na próxima semana, na quarta-feira (28), a Conferência Municipal de Cultura.
De acordo com o prefeito da cidade, Miguel Paiva Belexo, o ciclo de debates vai reunir representantes da Prefeitura, de entidades culturais e a população em geral, para discutir os problemas do setor e, juntos, buscar alternativas de solução. A Conferência será realizada no Centro Cultural Darcy Michiles, espaço inteligente que adensa os meios necessários para a difusão da cultura na perspectiva do desenvolvimento humano.
Segundo Xico Gruber, o encontro vai resultar em um documento chamado “Carta de Maués”, no qual constarão todas as reivindicações e propostas para transforma a cidade num point cultural do Estado. “Queremos divulgar o município, as riquezas que possuímos e as festas populares da cidade e, sobretudo o valor agregado que emana do seu povo”, ressaltou.
O secretário adiantou que uma das principais bandeiras da Prefeitura de Maués é a inclusão de mais eventos da cidade no Roteiro Turístico do Amazonas, que tem o Festival Folclórico de Parintins como grande vedete. O roteiro é criação da Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur) e Maués aparece somente com a Festa do Guaraná, em novembro, quando tem também outros eventos tradicionais, como o Festival de Verão, em setembro, e o Carnaval Popular: “Queremos que nosso município tenha mais destaque no roteiro estadual”.
A “Carta de Maués” será apresentada ao governo durante a etapa estadual de debates, provavelmente em dezembro. O secretário explica que todas as pessoas, entidades e organismos ligados aos movimentos culturais de Maués foram convocados para a Conferência. Ele acredita que os debates vão definir os rumos que o município deve seguir nesse setor.
O encontro municipal será ancorado nos cinco grandes eixos da Conferência Nacional, que acontece em Brasília, no fim do ano: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa; e gestão e institucionalidade cultural.
A Prefeitura da cidade aposta também na força do guaraná, produto conhecido mundialmente, para levar Maués ao topo das rotas de turismo. “A cultura envolvendo o guaraná é secular. Os índios sateré-mawé fazem o bastão do produto da mesma maneira como há 400 anos. Isso é riqueza cultural”, ressalta o secretário.
Um comentário:
Maués continua tão bonita, como era na década de 70 quando morei na cidade. Meu filho mais velho nasceu lá. Tenho muita vontade de voltar para participar desses eventos culturais e curtir suas lindas praias, comer mari-mari, tucumã com farinha tomando café. Maués tem as praias de rio mais bonitas que já conheci.
Postar um comentário