quinta-feira, 22 de outubro de 2009

AJUDE O MOVIMENTO S.O.S ENCONTRO DAS ÁGUAS A PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA DA UNESCO

A Conferência Regional da UNESCO sobre Patrimônio, Biodiversidade e Comunidade será sediada em Havana, Cuba, começando no dia 26 e terminando no dia 29 de outubro. O evento visa promover uma coordenação efetiva e abrangente entre os setores da Cultura e da Ciência, buscando equilibrar o tratamento entre o patrimônio cultural e o natural, promovendo maior ênfase e colaboração na análise das lições aprendidas sobre temas relativos ao patrimônio natural, bem como incrementar a formação de especialistas em gestão de patrimônios culturais, de reservas da Biosfera e outras áreas protegidas, tanto em sítios patrimoniais dentro do Programa The Man and the Biosphere Programme – Programa “O Homem e a Biosfera” (MAB) - como em outras áreas afins.

O Movimento S.O.S Encontro das Águas por meio da Universidade Federal do Amazonas está mobilizando força para participar efetivamente da Conferência porque, segundo o julgamento dos seus participantes, a pauta em discussão entre os países signatários da UNESCO potencializa ainda mais a luta em defesa da preservação e conservação do Encontro das Águas como patrimônio cultural da humanidade com usufruto dos amazonenses e brasileiros.

A Conferência Regional da UNESCO se desdobrará em oficinas de capacitação sobre paisagens culturais, no marco do Programa de Capacitação em Patrimônio Mundial para o Caribe (CCBP), propondo de forma efetiva potencializar o trabalho entre setores da UNESCO e agências das Nações Unidas para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento local. Assim como, formular respostas para o manejo das paisagens culturais e do patrimônio natural, contando com a participação das comunidades.

O esforço do Movimento S.O.S Encontro das Águas para participar da Conferência de Havana quer sensibilizar os nossos apoiadores para que eles se manifestem favoráveis a patrocinar essa jornada, oferecendo condições para que as lideranças comunitárias do Lago do Aleixo, da Zona Leste de Manaus, possam viajar a Cuba e gritar ao mundo as atrocidades que estão sofrendo por proteger o patrimônio público das Lajes (Sítios Paleontológicos) e o nosso magnífico Encontro das Águas, confluência do Rio Negro com o Solimões, onde nasce o Amazonas em território brasileiro, contra a sanha de se construir um Terminal Portuário de embarque e desembarque de contêineres.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vamos buscar o que fazer, vão cuidar de suas vidas. Deixem o progresso se estabelecer nessas terras sem futuro.Deixem a população ter seus empregos e viverem suas vidas felizes, seus agitadores.