sábado, 17 de outubro de 2009

ITACOATIARA: PREFEITO CASSADO E PARTIDOS EM FRANGALHOS


Luciney Araújo (*)

“Cassado, mas ainda Prefeito”, essa é a notícia vinculada na página oficial da Prefeitura de Itacoatiara (AM). No dia 13 de Outubro do corrente ano, o município amazonense viveu um momento que entrara para a história recente da política do Estado, fato que nem o primeiro periódico da cidade “O Arauto” e antigo informativo da Prelazia “O Cipó” jamais noticiaria. A cassação do Prefeito Eleito do Município Antonio Peixoto (PT) e de seu Vice, Augusto da Caixa, acusados de crimes eleitorais como captação ilícita de recursos, abuso de poder econômico e formação de caixa dois, reacende novamente as chamas das disputas oligárquicas na tão falada Vila de Serpa.

O município de Itacoatiara que por anos se configurou como o segundo do Estado do Amazonas e, que possuía um dos maiores pólos madeireiros da América Latina, vive hoje um marasmo e um ostracismo herdados de Administrações anteriores. Desde o falecimento do Principal guerreiro do município, o Bispo Dom Jorge Marskell (1998) e da administração do ex-prefeito Miron Fogaça (1996/2000), as notícias circulavam na cidade e no interior, as rádios eram atuantes, se via periódicos circulando e se tinha uma valorização na Educação, na qual Itacoatiara fora contemplada por duas vezes consecutivas com o Premio Jabuti de Educação oferecido pelo MEC.

Mas os tempos mudam, a cultura é dinâmica... entre outros termos que se poderia utilizar na antropologia para se classificar o que ocorre nas terras de Jorge Marskell. Após oito anos de administração Mamoud Amed, nas eleições de 2008, o itacoatiarense elegera como forma de protesto o então ex-vereador Antonio Peixoto como seu novo representante, Peixoto que é agricultor, costuma andar pelas ruas do município em sua bicicleta, e tem sua vivência política formada ainda nos antigos Comunidades Eclesiais de Base (CEB`s) implantados pela igreja de Itacoatiara.

Após 10 meses de gestão a frente da Prefeitura, fazer um balanço de sua administração é lembrar que algumas das mudanças postas durante a campanha foram esquecidas, e que o beneficiamento a companheiros foi configurado ao longo do tempo. Um dos pontos que se identificou foi a representação do Município, que tinha a frente à ex-presidente do PT no Amazonas Gilza Batista. Outro fato importante que ficou visível durante o processo de cassação foi a postura do Deputado petista Sinésio Campos, fazendo barulho e acusando o ex-deputado Donmarques Mendonça (PR), segundo colocado no pleito, de “Orquestrar a cassação de um mandato popular”. Conforme notícia vinculada no blog da floresta, (www.blogdafloresta.com.br), Sinésio acusa Donmarques de estar por trás de todo esse turbilhão que Peixoto vem sofrendo. Mas, o que se vê na verdade é intenção do Deputado nos Eleitores do município para uma possível candidatura a Deputado Federal.

A instabilidade e a desinformação que se tem em Itacoatiara são configuradas na não circulação de jornais na cidade e na manipulação de algumas emissoras de rádio que veiculam apenas notícias ligadas a atual administração, inclusive sendo noticiado no jornal Acrítica do dia 08 de outubro de 2009 (www.acritica.com.br) matéria na qual aborda o fato do site oficial da Prefeitura expor processos contra o ex-deputado Donmarques, deixa de claro a tendência de escutar apenas um lado desse turbilhão.

Durante o processo de cassação do Prefeito de Itacoatiara, vários rumores tomaram conta do município, dentre eles estava o que todos os funcionários seriam demitidos, que o “caos” se instalaria na cidade, de que salários iriam atrasar, e com isso na mais clara forma de terror psicológico e populismo atrasado. Pipocaram na cidade vários abaixo-assinado, carreatas que nas quais contavam com a presença de petistas ilustres como Sinésio Campos e o senador petista João Pedro, caravanas até o TRE-AM como forma de pressionar a corte contra uma possível cassação de Peixoto.

Mas parece que não deu muito certo, após vários pedidos de vistas, um pedido de nulidade no voto, a corte do TER-AM votou a favor da cassação de Antonio Peixoto e de seu Vice por 4 votos a 1, e determinou a diplomação do segundo colocado no Pleito Donmarques Mendonça como novo Prefeito Eleito de Itacoatiara. Após o resultado da corte, representantes do PT entraram com pedido revisão do caso junto ao TSE, e Donmarques Mendonça espera apenas a publicação no Diário Oficial para ser empossado.

E quem perde com isso? Com toda certeza a cidade de Itacoatiara, não apenas com a insegurança política instaurada na cidade, as incertezas quanto a serviços básicos, os rumores do não pagamento da bolsa-auxilio aos estudantes que estão na Capital, as novas mudanças nas Secretárias, a insegurança por parte do funcionalismo público, dentre tantas... mas uma coisa continua sendo praticada, como a notícia circulada no Jornal Amazonas Em Tempo na coluna contexto (www.emtempo.com.br) do dia 15 de outubro de 2009, onde mais uma vez, os jornais não circularam na Cidade.

Se o PT teve culpa durante as eleições, não cabe aqui fazer um juízo de valor, mas cabe salientar que a desinformação que existe em Itacoatiara, não parte da população em si, mas sim de um poder público e de um empresariado local que não tem interesse de se ouvir os dois lados. E isso faz com que o clima de instabilidade na cidade apenas cresça e que aquela disputa muitas vezes coronealista e de briga familiar se reacenda em uma cidade que tem apenas o direito de crescer e voltar a se destacar no cenário nacional, como sempre é apresentado nos livros de história.

(*) Cientista Social e pesquisador do NCPAM/UFAM.

6 comentários:

Anônimo disse...

A voz do povo é a voz de Deus,crer ou não crer é essa é questão . Itacoatiara pede justiça, o povo precisar ser escutado e respeitado pelos Senhores da lei .

MFDC_ disse...

A verdade dever prevalecer, sou Itacoatiarense e estou indignado com a atual situação, é um desreipeito o que o povo itacoatiarense vem sofrendo, primeiro todo povo tem conhecimento da campamha limpa que o PT realizou em Itacoatiara, o povo se manifestou foi as ruas e conseguiu vencer. Ai senhores, o povo perdeu,a justiça dos homens precisamente do TRE condenou a vontade popular, arrancado de um trabalhador honesto a possibilidade de transformar Itacoatiara em uma cidade limpa onde prevaleçar a democracia. O povo pede justiça,Senh.Raimundo Silva conhecedor de leis, mas não conhecer o coração do povo,pois nos Itacoatiarense merecemos o respeito.

Anônimo disse...

Mais uma vez a democracia é subtraida, a vontade do povo em nosso páis de nada vale, nao entendo porque e obrigatorio o voto,deveriam se reunir os nossos dignos magitrados eleitorais e decedir quem governaria pelo prazo estipilado por eles.Assim nao sofreriamos a desilusão de ter nosso voto jogado ao vento.
Mas isso e Brasil, essa e a nossa politica,enquato isso o povo que arque com as consequencias.

Anônimo disse...

O ex- prefeito Antônio Peixoto é um verdadeiro idiota. Como uma pessoa com tamanha experiência política, que recebe o apoio e a confiança do povo através do voto. Se deixa cassar por contas irregulares; Como pode expressar tamanha incompetência no preenchimento de notas e formulários. Como não cumpriu a lei dentro da ordem eleitoral. O mais importante ele conseguiu, se eleger com a confiança de um povo esperançoso por dias melhores. E o que ele faz: É displicente, desleixado em suas contas, em sua gestao contábil, como se nao acreditesse na vitória. E realmente,com pouco tempo no cargo nao conseguiu a adesao popular, muito pelo contrário só adquiriu o repúdio e o arrependimento daqueles que votaram nele.É muito fácil falar em democracia,pena que muitos que usam essa palavra se quer a entendem. Caro ex-. Você já vai tarde,chega de demagogia.

Anônimo disse...

Os últimos meses estamos vivendo num verdadeiro caos. Como nessa teoria as coisas acabam se reorganizando, esperamos dias que verdadeiramente venham atender as funçoes que esperamos das autoridades.
Sei que algumas pessoas estão revoltadas com a saída do ex-prefeito, mas gente...nosso voto nao foi jogado na lama, nao. Nós fomos enganados desde o inicio. Eles criaram um espetaculo e nós aplaudimos (aperto de mao de casa em casa) isso é deprimente. Foi pedido varios vistos nos processos. A indignaçao pelo ex ser cassado demonstra apoio a demagogia que impera na nossa politica. Devemos sim, apoiar as autoridades que querem fazer a lei. Se não, o Presidente Collor, tambem foi vitima de perseguiçao. Temos é que nos indignar de sermos tao omissos a tamanha deslealdade por parte dos politicos que recebem uma exagerada remuneração mensal e ainda, assim se aproveitam da oportunidade para roubar o povo. Nós. Devemos ser respeitados, por nosso voto, mas quando tiver lisura e integridade por parte do candidato. E acreditarmos na nossa justiça, se nao porque existir. Outra coisa, a politica atualmente parece mais um cabide para oportunistas.Claro que existe os sérios. Então, Trabalham duas ou tres vezes na semana, quando aparecem, ganham bem. E nós, apenas nos contentamos com as migalhas que recebemos trabalhando diariamente 4h;8h;12h por dia no minimo. Essa é a realidade que devemos nos indignar.

Alrivan Gomes disse...

Eh muito comum nas cidades pequenas as informacoes serem monopolizadas pelos poderosos locais como forma de manipulacao popular, eles dominam a radio, as emissoras de Tv locais e todo veiculo de informacao quanto possivel e aqueles q se voltam contra eles sao perseguidos de forma virulenta!!! Vide o que ocorre na terra dos Sarneys, eles dominam tudo e dao nome de Sarney a tudo!!! Nao deixemos q isso aconteca na nossa tao querida Velha Serpa minha gente!! Se o prefeito foi cassado, acho q nao estava conduzindo a maquina administrativa de forma compativel com a espectativa de quem fiscaliza....e se nao tem culpa, entao tem todo direito de produzir provas a seu favor!!! Nao vamos nos deixar ouvir so um lado, vamos abrir os olhos e fiscalizar todos aqueles q lidam com o erario publico, porque uma coisa eh certa, o dinheiro cega e ninguem eh perfeito!!! Eu soh lamento que a populacao q sofre o impacto extremamente negativo disso, os alunos itacoatiarenses de instituicoes superiores de Manaus nao estao recebendo a Bolsa_Auxilio da prefeitura por conta dessa festa arquitetada sabe-se Deus por quem...Eh bom a galera acordar e ficar de olhoooo!!!!