quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ARQUEÓLOGOS DO AMAZONAS ORGANIZAM SEMINÁRIO



O Núcleo de Cultura Política do Amazonas da Universidade Federal do Amazonas (NCPAM/UFAM), representado pelo seu coordenador professor Ademir Ramos participou nesta manhã (14) de uma rodada de discussão com os arqueólogos pesquisadores Marcus Vinícius Miranda Corrêa e Arminda Mendonça de Souza, no Laboratório de Arqueologia do Estado - Alfredo Mendonça de Souza, que fica na Praça Hiliodoro Balbi, no belíssimo Palacete Provincial, no Centro Histórico de Manaus.

A professora e arqueóloga Arminda Mendonça, que é uma das pesquisadoras do Laboratório, apresentou as demandas postas do campo de trabalho, principalmente agora, quando se exige das empresas, Estudos de Impacto com respectivo Relatório de Impacto Ambiental para licenciamento das obras a serem construídas seja pelo poder público ou por empresas privadas.

O fato, explica Arminda, “é que temos uma grande demanda no Estado e precisamos capacitar e formar profissionais para prestarem serviços nesse campo, interagindo com os demais pesquisadores de outras áreas, promovendo a arqueologia da história do Amazonas fundamentada na prospecção da cultura material, a compreensão dos monumentos históricos, ambientais e patrimonial que constituem a identidade do povo do Amazonas”.

O doutor Marcus Vinicius, que é formado pela Universidade de São Paulo, falou do seu intenso trabalho de pesquisa no Centro Histórico de Manaus, identificando peças arqueológicas capazes de redefinir a nossa própria história, dando visibilidade para se repensar a compreensão da organização da sociedade local e seu processo de ocupação.

Feito estas considerações técnicas e pelo reconhecimento da ciência arqueológica, os profissionais da área decidiram ampliar as discussões através da realização de um Seminário, ainda este ano, quando iremos sistematizar todas as demandas do campo de trabalho, pautado nos seguintes eixos: capacitação; pesquisa; editoração, consultoria e prestação de serviço. No final do Seminário, os pesquisadores formatarão um documento final, definindo as ações, estratégias e parceiros para a consecução dos seus objetivos, o que significa diretamente na defesa do nosso patrimônio arqueológico.

O NCPAM integra-se a essas discussões e pretende mediar junto a Universidade Federal do Amazonas os meios necessários para se promover a capacitação e formação desses profissionais em convergência com as ciências sociais e áreas afins. Em tempo, convidamos os especialistas a participarem do Fórum de discussão por meio de nossa mídia eletrônica, contemplando os meios e modos dos profissionais da área, manifestando também suas considerações em forma de artigos, notas e informes.

Nenhum comentário: