segunda-feira, 24 de agosto de 2009

IV MOSTRA AMAZÔNICA DO FILME ETNOGRÁFICO



A IV Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, realização do Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas - NAVI/UFAM, que terá lugar em Manaus, no período de 27 a 31 de outubro de 2009, está com as inscrições abertas para a Mostra Competitiva ao prêmio Muiraquitã até o dia 15 de setembro, aceitando DVDs em todos os formatos e duração, que tratem sobre grupos sociais da região pan-amazônica, realizados desde 2005. Ver regulamento e ficha de inscrição no site: www.mostraetnografica.ufam.edu.br

A IV Mostra homenageará este ano o documentarista da BBC-Londres, Adrian Cowell, que há mais de 50 anos filma a Amazônia e sua história. São dele filmes como “A Década da Destruição”, “Chico Mendes – Eu Quero Viver” e “A tribo que se esconde do homem”, o filme da Abertura, com a presença do realizador.

Uma Mesa-Redonda sobre “Primeiro contato – Epidemias” contará com a participação de Adrian Cowell, Dr. Marcus Barros, Dr. Roberto Baruzzi, Sidney Possuelo e uma liderança indígena, sob a coordenação de Stella Penido, pesquisadora da Fiocruz/RJ e curadora da Mostra de Adrian Cowell.

Outra Mesa tratará da obra do documentarista e, além de Vicente Rios, Stella O. C Penido, Rogelio Casado, terá a participação do escritor e crítico de cinema, Carlos Alberto Mattos (RJ).

A IV Mostra conta com o apoio da FIOCRUZ, UFAM, SECT, SEC, SESC, ABD-AM e outras entidades.

Nenhum comentário: