terça-feira, 18 de agosto de 2009

ORDEM DE BRASÍLIA PARA O TOMBAMENTO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS

O gabinete do Senador João Pedro (PT/AM) informou ao Pró-Reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Rogélio Casado, um dos líderes do Movimento S.O.S Encontro das Águas, sobre o Tombamento das Lajes e do Encontro dos Rios Negro e Solimões, cartão postal do Amazonas, encaminhando ofício do Ministério da Cultura (MinC) em resposta a manifestação do Senador petista pronunciada da tribuna do Senador Federal, em defesa desse patrimônio nacional sob ameaça do Terminal Portuário, que a Log-in Logística Intermodal S/A pretende construir nas imediações desse ícone identitário dos amazonenses.

O ofício do Ministério da Cultura datado de 28 de abril, sob o número 613 GM/MinC, informou ao Senador João Pedro das providencias tomadas para garantir o Tombamento das Lajes e do Encontro das Águas, onde se inicia o vetusto Rio Amazonas. O gabinete do MinC repassou ao Senador, cópia do ofício número 0033/2009-ASS/IPHAN, datado de 16 de abril, bem como do memorando número 032/09, de 14 de abril da 1ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com sede em Manaus, capital do Amazonas.

O Superintendente Regional do IPHAN - Amazonas e Roraima, Andre Bazzanella, em cumprimento as ordens de Brasília, informou que instaurou processo de número 01490.000611/2008-10, visando o Tombamento do monumento natural e cultural denominado “Encontro das Águas”.

Para esse fim, o superintendente do IPHAN do Amazonas e Roraima é de parecer que o órgão endosse “a necessidade de uma ação definitiva do IPHAN na proteção a este patrimônio”. O processo enviado a Brasília foi devidamente instruído com as manifestações e pareceres científicos, inclusive anexando manifestação da Assembléia Legislativa do Estado pelo Tombamento das Lajes e do magnífico Encontro das Águas.

Nenhum comentário: