sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO AUDIÊNCIA DAS LAJES ESTÁ SUSPENSA

Em entrevista ao NCPAM às 14h30, o Promotor de Justiça do Amazonas, Mauro Veras Bezerra, do Ministério Público do Estado, responsável pelo Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística, reafirmou que a determinação do Ministério Público é pela suspensão das Audiências Públicas convocadas pelo Instituto de Proteção do Meio Ambiente do Amazonas (IPAAM) para apresentação das complementações referentes ao Estudo Prévio de Impacto Ambiental com seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EPI/RIMA).

O IPAAM convocou duas Audiências, uma para o dia 22, na quadra de esporte da Colônia Antonio e a outra para o dia 27, no município do Careiro, nos arredores do Encontro das Águas, áreas a serem impactadas diretamente pelo pretenso Terminal Portuário das Lajes.

No entanto, o IPAAM pressionado pelos empreendedores da construção do empreendimento insiste em realizar as Audiências, contrariando o encaminhamento do Ministério Público, que se fundamenta nas manifestações da Universidade Federal do Amazonas e no Parecer Técnico da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado, que apontam incongruências no EPI/RIMA da construção do Porto das Lajes.


Para o Promotor Mauro Veras, “o IPAAM pode até realizar as Audiências se julgar conveniente, mas não terá legalidade”. Da mesma forma, se posiciona o Presidente eleito da Associação dos Moradores da Colônia Antonio Aleixo, Isaque Dantas, afirmando que “sem a presença do Ministério Público a comunidade comprometida não participa e o ato não tem legitimidade. E a intempestividade do IPAAM desmoraliza o governo do Estado, principalmente. Só sei dizer que no grito eles não levam”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou uma moradora a quase 30anos na comunidade colonia antonio aleixo, fico indignada com esses empreendedores que utilizam o recurso financeiro e se aproveitam da engenuidade e da subsistência de alguns comunitários para benefício próprio, comprando as pessoas. Mas fico mais triste em saber q as pessoas essas q se vendem são pessoas q tem em sua história q seus pais e avós foram cidadãos q com os próprios punhos começaram a desenvolver a comunidade da colonia e hj seus filhos enetos querem destruir seus sonhos. Quero deixar claro q ñ sou contra o progresso e nem contra esse empreendimento, mas sou a favor da informação e dos esclarecimentos e que hj sei q é ruim pra todos nós. Só pra encerrar, deixo meus votos de agradecimentos a todos q lutam ainda pelo meio ambiente! E que Deus abençõe e ilumine cada passo q todos dão, pois Deus nos deu o paraíso para cuidamos e ñ utilizamos nossa saberia para o mal e destruição!