quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CONTRAPONTO: A ZONA LESTE DE MANAUS E AS BIO-OPORTUNIDADES

“Palco de disputa de atenções políticas, a Zona Leste de Manaus (área de enfrentamento, onde o capital privado pretende construir o Porto das Lajes e o poder público promete fazer também adutora de água mais o Mirante das Águas) está precisando da mobilização compartilhada de todos os entes republicanos e demais atores sociais. Seja lá que nome se dê à iniciativa, o fato é que não faz sentido fragmentar intervenções. A região representa, hoje, meia Manaus, e carece de inteira e irrestrita intervenção”.

*Belmiro Vianez Filho

Parodiando a campanha do Petróleo é nosso, que mobilizou há mais de meio século a sociedade brasileira na afirmação da propriedade e gestão nacional desse bem natural, o professor Odenildo Sena, que preside a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado, alertou sobre a necessidade de uma atenção maior aos negócios da biodiversidade, em sua coluna semanal neste Diário. O cosmético é nosso! Com destaque para os avanços que essa luta começa a conquistar, ele desfere uma oportuna e discreta cutucada em cima da demora incompreensível do Brasil em investir recursos e atenções para as bio-oportunidades que a biodiversidade amazônica representa. Na contramão dos preservacionistas, já havia denunciado na reunião da SBPC, em julho último - estranhamente a primeira celebrada em Manaus - o coração da floresta, que o Amazonas pouco aproveita de sua quase intocada cobertura vegetal.

Sobrevivemos com a produção de eletrônicos, informática e motocicletas, e nosso agronegócio ou bio-negócio no país, está montado em espécies estranhas ao nosso bio-almoxarifado. Soja, café, cana-de-açúcar, laranja, gado zebu são espécies estranhas ao nosso banco genético, embora 10% dos medicamentos no mercado utilizem princípios ativos de nossa biodiversidade. Com um detalhe: não deixam um centavo de royalties no país, alegando que a bioprospeccão – o nome pomposo da biopirataria - lhes confere a propriedade natural. Um dilema que o país não consegue resolver em suas negociações multilaterais.

A Natura, que já atua em Benevides, no Pará, há quase uma década, tem esbarrado na burocracia para entrar com seu projeto no CAS, da Suframa. A empresa, que precisa ajustar um entendimento com as etnias amazônicas da fronteira com o Peru, sobre a utilização do murmuru, para a produção de cosméticos, já confirmou sua adesão ao novo pólo. E com ela, Pronatus, Amazon Ervas e Vita Derme, entre outras, já ensaiam a consolidação promissora da biondústria. É significativo que a RedeBio, que compartilha projetos e recursos nos principais estados amazônicos, disponha de apenas R$ 7 milhões para pesquisa e inovação tecnológica... O que não deixa de ser, além do brado, uma esperança.

Zoom-zoom

Zona Leste – Palco de disputa de atenções políticas, a Zona Leste de Manaus está precisando da mobilização compartilhada de todos os entes republicanos e demais atores sociais. Seja lá que nome se dê à iniciativa, o fato é que não faz sentido fragmentar intervenções. A região representa, hoje, meia Manaus, e carece de inteira e irrestrita intervenção.

Verbas da Suframa – Diversas manifestações sobre a última Mira fazem cobrança para a bancada federal do Amazonas exigir do Governo Federal a liberação dos recursos contingenciados da autarquia. E mencionam, com exemplos e desencanto, um certo despreparo de alguns parlamentares para entrar e influir nesse jogo de interesses que a capital federal representa.

Chapéu do Panamá – O que mais incomoda o contribuinte e o cidadão dos municípios que integram a Amazônia Ocidental, é saber que o país tem recursos para financiar infra-estrutura no Panamá, Equador, Bolívia e Venezuela, e precisa contingenciar verbas da Suframa, que financiariam saídas para nossa gente.

Gilberto, um mês – Nesta quarta-feira, completou um mês do falecimento de Gilberto Mestrinho. Na Assembléia, uma homenagem discreta e emocionada celebrou a memória de sua sabedoria e bondade. Ele ficará entre nós sempre que a defesa do Amazonas e de sua gente estiver em risco e em pauta...Descanse em paz, meu amigo!

*Empresário, membro da Associação Comercial do Amazonas e articulista do jornal Diário do Amazonas. belmirofilho@belmiros.com.br

Nenhum comentário: