O encontro reuni as delegações de 24 países eleitos que integram o Comitê, dentre eles o Brasil, além de observadores de outros países membros e da sociedade civil, que discutem e devem difinir novas estratégias para aumentar a visibilidade da Convenção da Diversidade Cultural adotada pela UNESCO, em 2005. Atualmente, 103 países integram a Convenção para a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
A reunião do Comitê Intergovernamental estuda maneiras de estimular a adesão de pelo menos mais 15 países nos próximos dois anos, principalmente daqueles situados nos continentes asiáticos e no Oriente Médio, e a adoção de estratégias que tenham como objetivo sensibilizar líderes políticos e formadores de opinião sobre a importância da proteção e promoção da diversidade cultural, especialmente em países menos desenvolvidos.
Os membros do Comitê estão trabalhando, também, na definição de se definir os meios necessários para se criar o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural, devendo funcionar a partir de 2010.
As diretrizes operacionais para o compartilhamento, troca e difusão de informações previstas nos artigos 9 e 19 da Convenção, também tem sido tema das discussões na reunião. Essa troca de informações será viabilizada pelos relatórios que deverão ser entregues a cada quatro anos, referentes às ações desenvolvidas por cada país para a proteção e promoção da diversidade cultural, previstos no artigo 9º.
Do Brasil, além do secretário da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), Américo Córdula, integram a delegação, a coordenadora de Fomento à Identidade e Diversidade da SID/MinC, Giselle Dupin, e a Representação Diplomática do Brasil na Unesco.
O Comitê Intergovernamental da Unesco já realizou duas outras reuniões ordinárias. A primeira aconteceu em dezembro de 2007, no Canadá, e a segunda em dezembro de 2008, em Paris.
Foram realizadas mais duas reuniões extraordinárias, em julho de 2008 e em março de 2009, também na sede da Unesco. Os membros do Comitê, incluindo o Brasil, foram eleitos durante a 1ª Conferência das Partes, realizada há dois anos. Em junho deste ano, na reunião realizada pela 2ª Conferência das Partes, o Brasil foi reeleito membro do Comitê.
Fonte: Ministério da Cultura
Fonte: Ministério da Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário