domingo, 13 de dezembro de 2009

TUFÃO DA COLINA, UMA DÉCADA APÓS SUA MAIOR GLÓRIA

Luciney Araújo *

Freqüentador assíduo dos Estádios Amazonenses. O ano era 1999, cerca de 30 mil pessoas estavam no Vivaldão - hoje ameaçado de demolição - e presenciaram o São Raimundo Esporte Clube alcançar uma das maiores glórias do futebol Amazonense, e se tornar campeão da Copa Norte. Um jogo disputadíssimo, após a derrota de 2 x 1 no tempo normal, a vitória veio através de uma dramática cobrança de pênaltis. Sim, era possível um time amazonense de até então pouca expressão recolocar o nome do Estado do Amazonas no cenário do futebol nacional. O ano de 1999 foi sem duvida um dos mais gloriosos para o time, além do título da Copa Norte, o São Raimundo sagrava-se Tri Campeão Amazonense e atingiria seu auge com o acesso para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

O São Raimundo Esporte Clube é fundado no dia 18 de novembro de 1918, no bairro do mesmo nome, logo após a Belle Epoque amazônica. Sua profissionalização foi apenas no ano de 1955, e seu primeiro título estadual veio apenas no ano de 1961, cinco anos após sua profissionalização. Sua torcida é formada em sua maioria por jovens, que acompanharam a trajetória vitoriosa do clube que teve inicio na segunda metade dos de 1990.

A década de 1990 marca um novo rumo para o São Raimundo, após dois ex-cartolas do Nacional Futebol Clube assumirem a presidência do clube colocaram em pratica um projeto ousado, dentre o qual estava a criação de um departamento autônomo de futebol, e isso elevaria o nome do clube, tanto que em pouco tempo a frente do clube, o São Raimundo conquistaria o Estadual, sendo bi campeão em 1997 e com isso se firmando entre os grandes clubes de futebol do Estado.

O primeiro passo para essa mudança foi a contratação do técnico Aderbal Lana, e juntamente com ele jogadores como Marcelo Araxá, Alberto e Delmo. Em um primeiro momento a participação do clube no Campeonato Brasileiro da Série C foi pouco apagada, mas com o decorrer dos anos o São Raimundo sempre chegava entre os oito primeiros, até que em 1999 conseguiria seu acesso, campeonato que teria o Fluminense como campeão e o São Raimundo como vice.

A trajetória vitoriosa do São Raimundo continuaria ainda até o ano de 2006, ano em que foi campeão estadual de forma invicta. Com um primeiro semestre perfeito, chegando a ficar 18 jogos sem saber o que era derrota, o São Raimundo começaria seu inferno. A série de empates em casa e de derrotas em jogos considerados fáceis levou o clube a ser rebaixado para a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro

O famoso departamento autônomo de futebol começou a desmoronar, denúncias de irregularidades com dinheiro público, má administração por parte dos dirigentes, contratações que não corresponderam foram apenas alguns dos fatores que levaram a derrocada de um dos clubes que conquistava a cada ano mais admiradores e que configurava sempre entre as maiores torcidas do Campeonato Brasileiro da Série B.

Após o rebaixamento, as coisas apenas desandaram, apostando em um time formado nos campos de peladas da Cidade de Manaus, o São Raimundo fez uma campanha pífia e irregular no estadual e desastrosa no Brasileirão da Terceira Divisão, sendo eliminado em casa pelo time paraense da Tuna Luso.

Após uma série de protesto e pressões por parte de sócios e torcedores o São Raimundo passou por um novo processo de Eleição, uma nova diretoria assumiria o clube, mas os erros no departamento de futebol continuaram. Nem mesmo com a chegada de jogadores vindo de outros Estados levaram o clube a se classificar para o Brasileiro, perdendo a vaga em um jogo polêmico contra o Nacional.

Em 2009, o São Raimundo montou um time com base de jogadores locais, repatriando seu eterno ídolo Delmo e apostando em jogadores vindos de clubes do nordeste, mesmo com a contratação do técnico Luiz Carlos Winck, fez uma campanha regular no estadual, deixando escapar na última rodada a chance de disputar novamente uma competição nacional.

Com isso quase 10 anos depois do ano de glórias, o São Raimundo Esporte Clube, junta os cacos, e luta para voltar novamente a ser um dos maiores clubes do Amazonas. A torcida que tanto fascina, acredita que o clube da colina possa retornar e que possa novamente ser orgulho de todo aquele que acredita em um novo auge do futebol amazonense.

(*) É Cientista Social e Pesquisador do NCPAM.

Nenhum comentário: