quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

CONHEÇA OS TEMAS DE DISCUSSÕES DA COP 15

O NCPAM está monitorando as açõe da Cop 15, em Copenhague, na Dinamarca, para melhor informar os nossos leitores e especialmente os formuladores de políticas públicas que fazem parte da nossa rede de trabalho. Dessa feita, tem recorrido a BBC Brasil, ao Planeta Sustentável e ao Ambientebrasil (webmaster@marketingambientebrasil.com.br) para dar conta dessa missão, que imperativamente faz parte do nosso ofício enquanto Núcleo de Pesquisa Corporativo da Universidade Federal do Amazonas. Postamos dessa vez o Boletim de notas que nos foi repassado pela equipe parceira da Ambientebrasil para ampliar cada vez mais as informações e empoderar nossos agentes para o enfrentamento contra os predadores do planeta, que continuam agindo com práticas neocoloniais, promovendo a irresponsabilidade ambiental que acelera o aquecimento global, visando o lucro fácil, a pilhagem dos recursos ambientais e, sobretudo, a desigualdade social.





“Texto dinamarquês” levanta polêmica Segundo o The Guardian, os países em desenvolvimento “reagiram furiosamente” a um texto divulgado na terça-feira, supostamente escrito pelo país anfitrião da conferência da ONU.
Dinamarca está pronta para pagar a sua parte A Dinamarca é um dos primeiros países do mundo a destinar verbas para que os países em desenvolvimento fortaleçam suas capacidades de combater as mudanças climáticas a curto prazo, disse o governo dinamarquês
China: Os EUA e a UE devem apresentar cortes maiores de emissões O oficial chinês do clima culpa o Japão, os Estados Unidos e a União Européia de apresentarem um objetivo muito pequena em se tratando de cortes de emissões.
Dirigente das Nações Unidas otimista com forte acordo climático “De todos os cantos do globo vemos acelerações nunca vista para um acordo “, disse o Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon aos repórteres, na sede da ONU. “Estou animado e estou otimista”.
Fundo Amazônia é tema de painel em Copenhague Para a agenda climática brasileira, a proteção das florestas da Amazônia é ação prioritária. Por isso, no caminho para contribuir com a estratégia global de combater os efeitos das mudanças do clima, o Brasil se empenha em diversas frentes para reduzir o desmatamento na região.
Evento paralelo: Bright Green Cities Connections Nesta quarta-feira, 09/12, às 11h, o Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável promove o painel “Bright Green Cities Connections, dentro da programação paralela da COP15.
A unidade é frágil dentro do G-77 Ex-presidente do Grupo dos 77, propõe expandir o prazo para um novo tratado climático global até junho de 2010. Mas há um conflito de interesses dentro do grupo, segundo The Jakarta Post
Estudo: Poucos refugiados do clima deixarão seus países Afeganistão, Bangladesh, vários Oeste Africano, do Sudeste Asiático e da América Central, podem se tornar futuros focos de migração internacional.
Bangladesh lidera a Índice de Risco Global do Clima Nenhum país desenvolvido está na lista top 20 dos países mais afetadas por eventos climáticos extremos.
Gordon Brown: corte de 30% Primeiro-Ministro britânico convida UE para lançar as cartas na mesaEmbora o Ministro do Ambiente sueco, Andreas Carlgren, que detém atualmente a presidência rotativa da União Européia, tenha afirmado que a união não iria revelar os cortes das emissões até o último momento, o primeiro ministro britânico Gordon Brown rompe o silêncio.
Agência meteorológica da ONU: década mais quente já registrada Esta década tem sido provavelmente a mais quente no registro histórico e 2009 provavelmente acabará como um dos anos mais quentes, anunciou a agência meteorológica da ONU nesta terça-feira no segundo dia da conferência em Copenhague.
Sem dúvida: A Terra está aquecendo O serviço do tempo do Reino Unido, Met Office, publicou os dados da temperatura das estações, em relação a mais de 1.500 estações que compõem o registro da temperatura global da superfície da Terra. Os dados mostram que a temperatura global média da Terra têm aumentado ao longo dos últimos 150 anos e que o aquecimento global tem aumentado desde a década de 1970.
Bangladesh pede 15 por cento de todo o fundo para o clima Mesmo antes de qualquer fundo para mudanças climática ter visto a luz do dia, Bangladesh faz exigências substanciais.
França quer imposto financeiro em acordo climático A França está pressionando por um acordo político na conferência do clima em Copenhague para incluir um imposto sobre transações financeiras para ajudar países em desenvolvimento, diz o ministro dos Negócios Estrangeiros Bernard Kouchner.
Brasil teme manobra para derrubar financiamento contra aquecimento global As negociações do primeiro dia da COP-15 puseram em alerta o Brasil e outras nações pobres e em desenvolvimento que participam das discussões. O G77, bloco de países composto por 77 nações, entre as quais o Brasil, a Índia e a África do Sul, teme que esteja em andamento uma manobra para limitar o financiamento dos países ricos às ações para tornar ambientalmente sustentável o crescimento econômico nas próximas décadas.
Confira os próximos eventos paralelos do Brasil na COP15 O Brasil conta com um espaço institucional importante durante a COP15. Trata-se o Espaço Brasil, localizado no Hall C7, no Bella Center, onde estão sendo realizados diversos eventos paralelos, entre debates, seminários e apresentações de painéis, realizados em parceria com diversas instituições.
Brasil promove evento paralelo sobre biocombustíveis durante a COP15 Bioenergia e mudança do clima é o tema do evento paralelo promovido pelo governo brasileiro durante a COP15. O painel “The contribution of biofuels to climate change mitigation”, será realizado no dia 08 de dezembro, das 13h às 14h30, na sala Victor Borg do Bella Center, em Copenhague.
Países ricos devem cooperar com projetos do Brasil, diz secretário-geral da COP-15 O secretário-geral da COP-15, Yvo de Boer, afirmou hoje (8) que os projetos para reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa, financiados com dinheiro público das nações ricas, também devem servir aos grandes países em desenvolvimento, como o Brasil, a China e a Índia.
Climategate? Rajendra Pachauri, líder do IPCC, defende seus colegas ingleses cujos e-mails forjados deram início a um grande debate sobre a credibilidade da linha principal das ciências climáticas.
EPA e COP 15 em sintonia A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), rotulou o dióxido de carbono como uma ameaça a saúde humana. Isto abre caminho para uma regulamentação, caso a proposta no Congresso falhe.
Nove países da UE prometem a construção da rede de energia eólica em alto mar Projeto europeu deverá atender a demanda dos produtores de energia eólica, que reclamam de poucas ligações entre os países e as centrais de energia eólica.
Obama e Al Gore vão se encontrar para conversar sobre as alterações climáticas O Presidente do EUA tem planos para conversar com o ex-Vice Presidente Al Gore na Casa Branca na segunda-feira para se preparar para o seu aparecimento na conferência climática da ONU em Copenhague.
Merkel: Maior esforço é necessário Negociadores na conferência do clima em Copenhague devem concordar em limitar o aquecimento global a dois graus centígrados em meados do século, os países devem fazer melhores ofertas de ações, disse a chanceler alemã Angela Merkel, na segunda-feira.
Rumores dizem que UE pode fornecer de Um a Três bilhões de euros Segundo o Financial Times alemão , um cheque da União Européia está pronto para a redução das mudanças climáticas e adaptação do terceiro mundo durante os próximos três anos.

Nenhum comentário: